Após a ênfase no intercâmbio agropecuário na Província de Aomori, a missão catarinense liderada pelo governador Jorginho Mello terá um dia de prospecção de negócios na capital do Japão nesta quarta-feira. De manhã acontece o SC Day Tóquio evento de apresentação da economia de SC a empresários japoneses, e à tarde serão feitas visitas aos ministérios das Relações Exteriores, às 15h e da Agricultura, às 16h. Uma das pautas é a abertura do mercado japonês para a carne bovina de Santa Catarina. Em função dos fusos horários, a programação começa lá quando aqui serão 22h.
Continua depois da publicidade
Com a presença de executivos de parte dos mais importantes conglomerados do Japão, que têm negócios em diversos mercados mundiais, a ênfase da apresentação que será feita pelo governador no SC Day Tóquio será de que Santa Catarina é um dos estados mais desenvolvidos do Brasil e tem condições de receber mais investimentos.
O evento, que começa às 10h e vai até às 14h, foi organizado pela Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos e pela Agência de Investimentos de SC, a Invest SC. Foram convidados grandes grupos empresariais do Japão e multinacionais catarinenses com forte atuação no mercado japonês.
– A quarta-feira será um grande dia com o SC Day Tóquio. O governador Jorginho Mello, acompanhado de grupo de secretários, políticos e empresários, receberá na Embaixada do Brasil executivos de grandes conglomerados japoneses. Alguns já operam em Santa Catarina, outros não, mas que têm interesses diversos, tanto em infraestrutura como em compra e venda de produtos, tradings muito fortes. O governador vai dizer que SC está pronta, está no melhor momento para receber investimentos – observa o secretário de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen.
Conforme o secretário, será feita também uma rodada de negócios com apresentação de projetos de infraestrutura e de outras potenciais oportunidades para investir em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
– Estamos com a expectativa bastante alta com essa apresentação do potencial de Santa Catarina. Vamos destacar a competitividade do nosso Estado, oportunidades de negócios em logística. E também vamos tentar consolidar a abertura de mercado para a carne bovina com apresentações sobre a sanidade diferenciada realizada no Estado – destaca o presidente da Invest SC, Renato Lacerda.
O prefeito de Joinville, Adriano Silva, que está à frente da cidade com o maior polo industrial de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil, também está apresentando o município e prospectando negócios nessa viagem. O prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari, à frente de outra grande cidade com economia forte em SC, também vai aproveitar o evento para tentar atrair investimentos.
