Empreendedor com mente brilhante e que não para de sonhar, Walter Osli Koerich, um dos ícones do setor empresarial de Santa Catarina, completa 90 anos nesta quinta-feira (04 de janeiro). A estreia no trabalho foi cedo, como vendedor no comércio da família, teve diversos negócios, mas priorizou a construção civil de alto padrão a partir de 1993, com a empresa que preside, a WKoerich, de Florianópolis. (Veja mais fotos no final desta matéria)
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Entre os projetos marcantes da carreira de construtor está o Beiramar Shopping, o primeiro da capital de Santa Catarina. Ao mesmo tempo, avançou em investimentos sociais com apoio ao Instituto Padre Vilson Groh (IVG). Também se destacou em parcerias com o setor público na adoção de praças para embelezar cidades. Essas duas atividades também seguem fortes.
Nascido em 1934 em São José, na Grande Florianópolis, Waltão, como ficou conhecido pelos mais próximos por ser alto, teve o pai, o empresário Eugênio Raulino Koerich, o grande mentor.
Enfrentou dificuldades para estudar pela limitação de transportes da Colônia Santana até Florianópolis. Uma parte fazia de bicicleta e outra, de condução. Mas o estudo foi importante para o futuro empreendedor, que investe no negócio e na comunidade.
Continua depois da publicidade
– É um mantra inerente à minha formação. Meu pai sempre nos ensinou: ninguém nasce grande e nem cresce sozinho. Muito mais do que prosperarmos, precisamos ser facilitadores para que toda a comunidade também cresça, por isso sempre desenvolvemos projetos que reverberem na cidade, na sociedade, mas sempre começando com nosso público interno – revela o empresário.
Com a participação de irmãos e outros familiares, liderou projetos na área de comércio e serviços, tendo lojas de móveis e eletrodoméstico, consórcio e hotel. Os irmãos administravam diversos negócios juntos.
Mas em 1993 decidiram separar os negócios da família. Foi então que Walter Osli Koerch optou por priorizar a construção civil e fazer projetos grandiosos nesse setor pelo qual se apaixonou ainda quando participou da fundação e construção do bairro Kobrasol, em São José, a partir de 1975.
– Naquela ocasião eu descobri que nasci para construir – ressalta o empresário que faz questão de visitar as obras da WKoerich até hoje, onde recebe um caloroso “Bom-dia, seu Walter”, dos empregados.
Continua depois da publicidade
A família continua sendo o grande alicerce de Walter Koerich. A esposa, empresária Linda Koerich, é vice-presidente da WKoerich e parceira nos projetos filantrópicos e de embelezamento de praças. O casal teve sete filhos (um faleceu quando bebê) e a maioria lidera negócios. Walter Silva Filho, o Waltinho, é diretor da empresa de construção presidida pelo pai e atua nas atividades executivas.
A exemplo do pai, Walter Osli Koerich também é referência para a família. O irmão mais novo, Antonio Koerich, que também empresário, reafirma que Walter é seu grande mestre, a pessoa que mais admira. Uma das características do empresário é a coragem de pensar grande e fazer diferente, de inovar.
– Quem tem medo de ousar, sem sombra de dúvidas, vive no passado e não constrói o futuro – enfatiza o industrial.
Diante das desigualdades de renda em Florianópolis, Walter não ficou de braços cruzados. Passou a investir no Instituto Vilson Groh (IGV), que apoia milhares de crianças em creches e escolinhas na Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
– A relação entre pessoas sempre me moveu e busquei partilhar isso com meus filhos. Temos que olhar para a cidade como um todo e foi assim que conheci o padre Vilson Groh, a quem tenho orgulho de chamar de amigo e poder acompanhar essa trajetória de transformação social por meio da criação de pontes – destaca.
Entre as construções em que participou, que transformaram cidades, está o Beiramar Shopping, de Florianópolis, inaugurado em 1993 e que no ano passado completou 30 anos. Segundo ele, foi preciso muita superação para chegar até aqui.
– Nada foi fácil, mas também nunca ficamos sentados esperando. Um dos nossos grandes desafios foi a construção do Beiramar Shopping. Enfrentamos todos os planos econômicos, muitas vezes pensei que o fardo era pesado demais, mas confesso que eram devaneios, pois o sonho sempre foi maior que os nossos percalços. Não foi fácil, assim como todo começo, quando decidi sair da Colônia Santana rumo a Florianópolis em busca do desenvolvimento, do crescimento – disse o empresário.
A paixão pela construção civil motiva ele a ir ao escritório da WKoercih, na rua Vitor Konder, em diversos dias da semana, mesmo que o filho Waltinho e os netos Victor e Felipe Koerich estejam desenvolvendo os negócios. Aquele endereço é a base do grupo. Foi lá onde a família instalou o Supermercado Koerich.
Continua depois da publicidade
Essa longa trajetória de trabalho em mais de sete décadas motivou diversas homenagens ns últimos anos. Uma delas foi o reconhecimento da indústria. Walter recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina em 2022, concedida pela Federação das Indústrias do Estado (Fiesc). No vídeo para aquela homenagem, o filho falou que ele não para de sonhar.
– O meu pai não para de sonhar até hoje. Meu pai sonha desde que eu me conheço por gente. Acho que o ensinamento do Waltão é encontrar no trabalho o prazer, é tornar realmente os sete dias da semana em sete dias prazerosos. Acho que esse é o principal ensinamento de Waltão – diz o filho.
Por tudo o que fez e ainda faz, o empresário Walter Osli Koerich é um dos ícones do setor empresarial de Santa Catarina, Estado que tem nas empresas familiares fundadas por catarinenses a principal potência da economia.
Três prioridades norteiam as decisões deste empreendedor até hoje: a fé, a família e o trabalho. Quem conhece Walter Koerch, reconhece que uma das suas qualidades é a liderança.
Continua depois da publicidade
O aniversário será comemorado nesta quinta-feira, em família. O irmão Antonio vai presenteá-lo com um cartão histórico personalizado. Nos próximos dias, vai ganhar um livro sobre a trajetória empresarial, escrito pelos filhos, e também um documentário com o mesmo foco. São muitos motivos para celebrar nove décadas de vida.
Veja fotos da família e da trajetória de Walter Osli Koerich:
Leia também
O que Jorginho prioriza na área econômica com mudanças no Ciasc e na SCPar
Preços de carnes seguem acessíveis e a proteína cultivada virá em breve, prevê Sindicarne SC
“Estamos vivendo momento de muita incerteza”, diz presidente da Fiesc
Multinacional com sede em SC faz venda bilionária para investir em energia renovável
Programas incentivam mobilidade verde e indústria com ajuda de tributos a importados