nsc
nsc

Empresárias

Núcleo de empreendedoras da Acij faz 25 anos e lança prêmio

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
17/08/2020 - 07h17
Silvia Coleraus, presidente do Núcleo da Mulher Empreendedora da Acij
Silvia Coleraus, presidente do Núcleo da Mulher Empreendedora da Acij (Foto: Divulgação)

Duas décadas e meia de conexões, negócios em conjunto, compartilhamento de conhecimento, de informações e apoio recíproco. Esse é o histórico, sem interrupções, do Núcleo das Mulheres Empreendedoras da Associação Empresarial de Joinville (Acij) que está completando 25 anos nesta segunda-feira (17/08). Para marcar esse ciclo, o núcleo lançou o Prêmio Acij Mulheres que Inspiram, voltado para empresárias e executivas da indústria, comércio e serviços. E a comemoração do aniversário, hoje, será compartilhada com empresárias do Estado no evento virtual Empreende Mulher Catarinense 2020, a partir das 14h30min pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária de SC (Ceme), entidade da Federação das Associações Empresariais (Facisc).

A presidente do núcleo joinvilense, Silvia Coleraus, que também é diretora do Ceme, será uma das palestrantes do evento no painel Inovação, Adaptabilidade e Reinvenção. Falará sobre adaptação durante a pandemia, considerando o exemplo da empresa da qual é sócia, o Grupo Maná do Brasil, de alimentação corporativa. O Empreende, aberto a todas interessadas, tem como palestrante máster a fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki.

- Tenho uma gratidão enorme porque empresárias que lideraram o núcleo antes de mim trabalharam arduamente. Hoje, somos 94 nucleadas (associadas). É um grupo multissetorial. Temos desde microempresárias, psicólogas, até excutiva da Termotécnica, uma empresa com 5 fábricas no Brasil. O núcleo tem dois grandes objetivos, que são capacitar a mulher e incentivar o empreendedorismo – afirma Silvia Coleraus.

Entre as marcas da gestão de Silvia, uma é a disciplina. O núcleo tinha reuniões quinzenais antes da pandemia e esse calendário foi mantido, mas com encontros virtuais. Contadora por formação, portanto com muita afinidade a números, estabeleceu um indicador sobre a geração de negócios entre as associadas, um dos focos da associação das mulheres. O conselho é sempre que uma vai contratar um serviço ou adquirir um produto, primeiro verificar se há fornecedora entre as nucleadas e negociar com a empresa dela.

- Eu sigo isso. Se marco uma reunião num café, faço na cafeteria de uma associada. A gerente do Sicredi se tornou nossa associada, eu abri uma conta lá. Uma necleada tem academia de pado, passei a frequentar a academia dela – conta a empresária.

Segundo Silvia, a decisão de criar o Prêmio Acij Mulheres que Inspiram foi baseada no prêmio da Acif Mulher, núcleo de empresárias da Associação Empresarial de Florianópolis, lançado em 2010. O prêmio joinvilense foi lançado em março, com expectativa de ser concluído em meados do ano. Mas como veio a pandemia, as inscrições foram prorrogadas até o dia 31 de agosto para atrair um número maior de participantes. O julgamento e a entrega serão realizados até o final de novembro. As inscrições para o Prêmio Acij podem ser feitas no endereço do mesmo, o www.acij.com.br/mulheresqueinspiram.

Pelo regulamento, além das empresárias e executivas interessadas, que podem se inscrever, cidadãos joinvilenses podem também encaminhar histórias de sucesso de uma mulher. Basta considerar os cinco critérios previstos na premiação: criatividade, atuação inspiradora,sustentabilidade, trabalho em rede e resultados. Em cada categoria, serão três finalistas e uma vencedora.

E para interessadas em participar do Empreende, evento realizado pela Facisc, hoje, no Dia Estadual da Mulher Empresária, basta se inscrever no endereço https://ceme.org.br/empreendemulher/

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas