A primeira reação das pessoas ao entrar no Boulevard 14/32 que dá acesso ao novo aeroporto internacional de Florianópolis é de encantamento pela grandiosidade e arquitetura charmosa. O novo terminal impressiona pela modernidade, beleza e organização. É claro que tem muito mais, especialmente tecnologias de ponta para operações. Neste sábado, antes da solenidade de inauguração, os convidados puderam visitar as instalações nos dois pavimentos. Ouvi lideranças sobre as primeiras impressões que tiveram com o novo empreendimento de R$ 570 milhões e suas expectativas. Ao falar no evento, autoridades públicas também comentaram sobre novo terminal.

Continua depois da publicidade

Confira afirmações a seguir:

Tarcísio Gomes de Freitas – Ministro de Infraestrutura

– É uma alegria estar aqui. A gente pode tirar algumas conclusões. A primeira delas é que está valendo a pena o esforço. A decisão de fazer concessões de ativos de infraestrutura é acertada. Observe o que está sendo entregue na noite de hoje. Eu fico pensando: o que o cidadão de Florianópolis vai sentir quando virar a chave, quando sair daquele aeroporto acanhado e vir para cá?

Continua depois da publicidade

Carlos Moisés da Silva – Governador de Santa Catarina

– Hoje é um dia glorioso. Esforço de todos, esforço conjunto para que hoje estivéssemos aqui inaugurando este terminal que vai revolucionar a história da Capital do nosso Estado e porque não dizer, do nosso Estado. Eu ainda sonho, a partir desse empreendimento, com voos regionais para que a gente possa pousar em Joaçaba, em Lages, em Navegantes, Jaguaruna e Joinville. Temos a opção de aeronaves menores para essa atividade que vai impactar a infraestrutura rodoviária.

Gean Loureiro – Prefeito de Florianópolis

– É muito mais do que um dos mais bonitos e confortáveis aeroportos do Brasil. Se transformou numa referência de modelo de aeroporto e local de evento onde as pessoas não virão apenas para se deslocar de avião. Virão para confraternizar, conviver, irão estimular a economia de Florianópolis, ter o prazer de morar em Florianópolis.

Bruno Breithaupt, presidente da Federação das Empresas de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC)

Continua depois da publicidade

– É um aeroporto com a cara de Florianópolis. A partir de hoje vai revolucionar a cidade, que fica mais atrativa para novos empreendimentos, hotéis e outros projetos na área turística. Sem dúvida é espetacular!

João Eduardo Moritz – Presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-SC

– Há exatamente 30 anos nós estávamos na televisão fazendo um debate sobre o nosso aeroporto e eu dizia que estávamos 10 anos atrasados. Felizmente, agora temos um aeroporto digno. É uma beleza! Inacreditável ver o que a Floripa Aiport fez em pouco tempo. Agora vai acontecer o desenvolvimento do Sul da Ilha de SC.

Flávia Didomenico – presidente da Santur

– É uma obra que coloca Santa Catarina num patamar de reconhecimento internacional. Traz uma nova dinâmica, principalmente para o município de Florianópolis. A intenção do governo, agora, é trabalhar voos regionais para Santa Catarina e também para outros Estados. Temos uma demanda reprimida em SC. Queremos atrair mais voos, inclusive internacionais.

Continua depois da publicidade

Mario Cezar de Aguiar – presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc)

– O aeroporto é maravilhoso, muito confortável, muito bonito. Vai ajudar a incrementar o turismo de Santa Catarina, melhorar os negócios, exigir melhores serviços em termos de restaurantes e hotéis. Santa Catarina tem um apelo turístico muito forte e faltava um equipamento condizente com esse potencial do Estado.

Daniel Leipnitz – presidente da Associação Catarinense de Tecnologia

– Estamos muito impressionados com tudo o que vimos aqui no novo aeroporto. É tudo muito moderno, de primeiro mundo. Vai subir a barra de qualquer empreendimento na nossa cidade e no nosso Estado. Dentro do que a gente imagina, de tornar Florianópolis e o Estado de Santa Catarina num Hub mundial, um lugar que esteja no mapa mesmo, uma das coisas muito importantes é ter voos diretos para a Europa e os EUA. Esse aeroporto é o primeiro passo para que isso aconteça.

Luciano Pinheiro – Presidente do conselho da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif)

Continua depois da publicidade

– A expectativa da Acif é das melhores possíveis. Primeiro, porque essa é uma obra que permite o desenvolvimento do Sul da Ilha. Esse boulevard mostra que está à disposição da comunidade. Segundo, porque o aeroporto foi construído para que até triplique o número de passageiros. É a aposta de que seremos um dos principais Hubs de passageiros do Sul do país nos próximos anos. Coloca Florianópolis na roda de grandes eventos. É um aeroporto que pode receber pessoas do mundo inteiro e também levar para o mundo inteiro.

Luciano Hang – Fundador e presidente da rede de lojas Havan

– O novo aeroporto é lindo, maravilhoso! Eu viajo o mundo e vejo que este é um aeroporto moderníssimo. Aliás, a iniciativa privada tem condições de fazer mais rápido, mais barato e mais eficiente. Acabei de vir de uma viajem à Turquia, onde fizeram um novo aeroporto lindíssimo para ser um Hub na Europa. Este aeroporto vai ser um orgulho do povo catarinense.

Vinicius Lummertz – Secretário de Turismo de São Paulo, ex-ministro de Tturismo e ex-secretário de SC

Continua depois da publicidade

– Este é o melhor terminal do Brasil. Em São Paulo temos um outro grande terminal, terceiro de Guarulhos, mas este supera em qualidade, design, conforto e na proposta com o boulevard, de longe é o melhor terminal do Brasil. Eu espero, de coração, que isso inspire a nossa comunidade a entender as vantagens da internacionalização. Eu participei, como presidente da Acif, dessa luta de anos pelo novo aeroporto e, participei pela SCPar, quando fizemos o projeto do acesso entregue em 2009.

Célio Salles – Conselheiro e ex-presidente da Abrasel-SC

O terminal ficou magnífico! Tanto moradores como turistas agora dirão com orgulho que pousar ou decolar em Florianópolis é marcante, para além das vistas panorâmicas já admiradas, pelo conforto e modernidade do equipamento em si. Subimos um patamar, mas teremos que corresponder à expectativa maior, conscientes da nossa responsabilidade de seguir trabalhando para melhorar toda a experiência de viver ou passear por aqui.