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Fortalecimento dos negócios

Santa Catarina lança a Rede de Inteligência do Turismo

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Por Estela Benetti
14/08/2019 - 19h20 - Atualizada em: 14/08/2019 - 19h40
Objetivo é promover a cooperação e o compartilhamento de informações e dados entre as organizações e instituições que trabalham com turismo (Foto: Fecomércio / Divulgação)
Objetivo é promover a cooperação e o compartilhamento de informações e dados entre as organizações e instituições que trabalham com turismo (Foto: Fecomércio / Divulgação)

Com o objetivo de promover a cooperação e compartilhamento de informações e dados entre as organizações e instituições que trabalham com turismo em Santa Catarina visando gerar e fortalecer negócios, foi lançada na tarde desta quarta-feira (14), durante o congresso e feira estadual do turismo Encatho Exprotel 2019, no Centrosul, a Rede de Inteligência do Turismo. Participam da iniciativa a Fecomércio-SC, Federação dos Municípios (Fecam) e UFSC, em parceria com a Santur.

A nova rede visa gerar e analisar dados para que o setor trabalhe com estratégias mais corretas dentro do potencial de cada segmento. Segundo o presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, o setor tem um grande potencial, mas faltava sinergia entre os atores que atuam na atividade.

Também participaram do evento a presidente da Santur, Flávia Didomenico, o presidente da Federação Catarinense dos Municípios, Juarez Ponticelli, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC) Osmar Vailatti e o presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio, João Eduardo do Amaral Moritz.

Entre as novidades do programa está um dashboard de indicadores organizados pelo Observatório do Turismo. Assim, quem precisa de dados do setor encontrará. Terá desde as completas pesquisas da Fecomércio sobre a temporada, eventos como o Festival de Dança de Joinville e informações sobre a entrada de turistas estrangeiros do Estado registradas pela alfândega.

O presidente da Fecam aproveitou para chamar a atenção para o potencial turístico ainda não explorado do Estado. Destacou que a trajetória da revolucionária Anita pode ser um produto turístico muito mais forte do que é e gerar mais renda. Uma das opções é oferecer roteiros nas cidades onde ela viveu ou lutou. Será lançada este mês na Assembleia Legislativa a programação das comemorações dos 200 anos de nascimento da Anita, que serão completados em 30 de agosto de 2021.

Os eventos Encatho e Exprotel integram o Floripa Conecta, festival que é o guarda-chuva de mais de 60 eventos na cidade neste mês. Entre os expositores da feira está o Caminho Cervejeiro, rota turística da Grande Florianópolis, e marcas catarinenses que fornecem para a hotelaria como a Altenburg, Teka e Ecoflex Colchões.

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