O aniversário de 23 anos do Sapiens Parque foi celebrado nesta quinta-feira com o anúncio de investimentos e acordos que vão acelerar a atividade econômica do Norte da Ilha de Santa Catarina. No evento, o governador Jorginho Mello informou que desde o início do seu mandato os projetos do setor privado no Sapiens já somam R$ 600 milhões. Um dos pontos altos da celebração foi série de sete assinaturas de projetos a serem implantados no parque. Também foi lançada a nova logomarca múltipla do empreendimento. (Saiba mais sobre os projetos no final desta matéria)
Continua depois da publicidade
– O Sapiens está se organizando cada vez mais, incorporando dentro do seu parque empresas importantes da área de tecnologia e laboratórios. Esses investimentos vão transformar o Sapiens numa cidade inteligente- diz Jorginho Mello.

Entre os sete novos projetos, dois contemplam a Universidade do Itajaí (Univali). Um envolve a concessão de dois terrenos para a construção de um novo campus universitário e outro é para ocupação de sala no Casarão para ser laboratório de pesquisas.
Outro projeto foi assinatura para venda de terreno para o Grupo Angeloni, para a construção de um supermercado diferenciado para o parque. Outro projeto em andamento é um novo centro de eventos da Associação Catarinense de Supermercados (Acats).
Além disso, já está confirmada a construção de um grande hotel do grupo português Vila Galé com 270 quartos e investimento de R$ 180 milhões. Embora fora do Sapiens, mas em Canasvieiras, outro projeto já começa a movimentar a economia. O Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira está sendo transformado em centro de educação, com escola para professores do estado e escola técnica.
Continua depois da publicidade
Maior parque tecnológico de SC, o Sapiens conta com 128 empresas ou instituições e emprega diretamente 3,5 mil pessoas.
Novos projetos e novos contratos – Lista elaborada pelo governo de SC
1. Contrato Angeloni
Formalizada a aquisição de áreas pelo Grupo Angeloni para implantação de uma unidade comercial estratégica no Sapiens Parque. A iniciativa reforça a integração do empreendimento com a comunidade e amplia a oferta de serviços essenciais, alinhada ao conceito de cidade inteligente.
2. Contrato Univali – Casarão
Assinado o contrato para instalação de laboratórios de pesquisa e salas de aula no Casarão do Sapiens Parque. O espaço irá aproximar educação, ciência e inovação, criando oportunidades de formação e interação entre universidade e empresas.
3. Contrato Univali – Campus
Concedidos os lotes 160 e 162 para implantação do novo campus universitário da Univali dentro do Sapiens. A iniciativa amplia a presença acadêmica no parque e consolida um ambiente integrado de ensino e desenvolvimento tecnológico.
Continua depois da publicidade
4. Contrato Nanovetores
A Nanovetores Tecnologia S.A., referência internacional em nanotecnologia, assinou contrato para construir sua sede no parque. A chegada da empresa reforça a vocação do Sapiens para pesquisa avançada e geração de soluções de alto impacto.
5. Contrato LatinLED
A LatinLED implantará um empreendimento que integra ambiente empresarial com área de serviços no Sapiens Parque, com foco em inovação e sustentabilidade.
6. Casa do Empreendedor
Apresentada como um espaço para atendimento ao empreendedor, oferecendo uma gama de serviços administrativos, integrado à espaços de treinamentos e eventos. A estrutura, instalada no InPETU HUB, beneficiará os empreendedores do norte da ilha e do ecossistema de inovação.
7. Acordo de cooperação com a Casan
Assinado termo para integrar o sistema de esgotamento sanitário do Sapiens à ETE Canasvieiras. O acordo também prevê área para estudos e testes de tecnologias voltadas ao saneamento, reforçando o compromisso ambiental do parque.
Continua depois da publicidade

