nsc
nsc

Serviços

Setor de planos de saúde cresce 1,8% em SC e novo produto amplia concorrência

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
09/05/2021 - 18h47 - Atualizada em: 10/05/2021 - 19h27
Hospital Baía Sul, de Florianópolis, é um dos que firmaram parceria com o plano Efetivo, do Bradesco
Hospital Baía Sul, de Florianópolis, é um dos que firmaram parceria com o plano Efetivo, do Bradesco (Foto: Marco Fávero, NSC, BD)

O mercado de Santa Catarina, um dos mais disputados por planos de seguro saúde, cresceu 1,8% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado. O dado é da Agência Nacional de Seguro Suplementar (ANS) e mostra que SC está na média nacional, que teve alta de 1,83% na mesma comparação. Mas a disputa por clientes empresariais cresceu no Estado. O Bradesco Saúde, que já atua em SC com plano convencional, acaba de lançar no Estado Efetivo, voltado a pequenas empresas. Assim, ele se junta à Unimed, Hapvida, CCG Saúde, Pladisa, Life Day e Happymed na disputa pelo mercado catarinense.

O setor de saúde suplementar vinha enfrentando queda de demanda desde 2015, mas a pandemia impulsionou uma expansão acima do esperado. De acordo com o último levantamento da ANS, de março, o Brasil tem 47.977.271 usuários de plano de saúde, o que significa 862.970 a mais do que em março do ano passado. SC teve em março 1.491.778 segurados, o que significa um acréscimo de 26.504 frente ao mesmo mês de 2020.

Cresce a concorrência no setor de planos de saúde em SC

Com o plano Efetivo, o Bradesco visa atender micro e pequenas empresas a partir de três segurados. Para oferecer mais tranquilidade a usuários das maiores cidades do Estado, em Florianópolis, firmou parceria com o Hospital Baía Sul, e em Joinville, com o Hospital Dona Helena. Mas o plano é geral e aceito em quase todos os hospitais privados e filantrópicos. O diretor do Bradesco Saúde, Flavio Bittar, observa que Santa Catarina tem o 6º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e se destaca na abertura de pequenas empresas, por isso é promissor para o setor.

A liderança no setor segue com as Unimeds, muitas das quais com parcerias junto a associações empresariais, o que facilita a contratação de plano por empresa com custo acessível. Apesar disso, a gaúcha CCG Saúde chegou no ano passado e conquistou espaços em parceira com a Aemflo e CDL São José, além de outros acordos. Em Joinville, a Hapvida ocupou espaços da Agemed e fez até um hospital próprio, mas outros planos como o Life Day e o Pladisa também entraram no mercado mais recentemente.  

Florianópolis ganhou em 2020 mais uma opção. A Happymed, fundada pelo empresário Raphael Meneguetti, é a mais nova empresa do GF Health Group, que tem clínicas médicas e odontológicas nas regiões de Florianópolis e Balneário Camboriú. O foco é o mercado corporativo com planos sob medida. E a Unimed Grande Florianópolis, além dos serviços que já oferece, também estuda um plano mais acessível para empresas e pessoas físicas.

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas