nsc
    nsc

    Tecnologia

    Sistema de gestão da Fazenda de SC ganha assistente virtual

    Compartilhe

    Estela
    Por Estela Benetti
    19/03/2021 - 06h00
    A assistente virtual Si ajuda servidores de SC no uso do sistema de gestáo do governo
    A assistente virtual Si ajuda servidores de SC no uso do sistema de gestão do governo (Foto: Reprodução)

    Quem tem os números mais precisos sobre a movimentação econômica de Santa Catarina é o software de gestão da Secretaria de Estado da Fazenda, denominado Sistema Integrado de Planejamento e Gestão 

    Fiscal (Sigef). Ele acaba de receber mudanças, com destaque para a Si, assistente virtual (inteligência artificial) que vai ajudar os usuários a usar melhor a tecnologia. Também foram feitas alterações na tela principal e no menu de funções.

    Fecam instala Câmara de Desenvolvimento e cobra ajuda a empresas

    É por meio do Sigef que o governador e outros líderes do executivo estadual podem acompanhar diariamente o fluxo de receitas e despesas do governo. Também acompanham o planejamento, orçamento, execução dos programas de investimentos, receitas e despesas, enfim, toda a contabilidade do governo.

    Índice da Facisc mostra recuo de 3,6% da performance econômica de SC em 2020

    Com as mudanças, o sistema ficou mais moderno, simples e funcional para os usuários, explica o diretor de Contabilidade e Informações Fiscais (DCIF) da Secretaria de Estado da Fazenda, Jefferson Fernando Grande. Implantado em 2003, o sistema de SC é referência nacional no segmento e recebe atualizações com frequência. Foi avaliado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como um dos mais eficientes sistemas do país.

    Conforme o presidente do Sindicato dos Contadores da Fazenda Estadual (Sincofaz), Sandro Medeiros Alves, o sistema registra todas as movimentações relativas à economia estadual, entre as quais consumo e arrecadação de impostos. Os usuários do Sigef são servidores estaduais, principalmente da Fazenda.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas