Será no Litoral Norte de Santa Catarina o primeiro projeto assinado pelo icônico arquiteto japonês Sou Fujimoto no Brasil e também na América Latina. Ele está desenvolvendo projeto no Vivapark Navegantes, novo bairro parque de luxo da empresa Vokkan, numa cocriação com mais dois escritórios de arquitetura brasileiros, o FGMF, de São Paulo, e o VOO, de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Autor de projetos famosos como o edifício L’Arbre Blanc, na França, a Serpentine Gallery, em Londres, e a Casa da Música, em Budapest, na Hungria, Sou Fujimoto ganhou notoriedade por suas obras inspiradas na natureza que se tornam atrações turísticas exclusivas.
Nascido na cidade de Hokkaido em 1971, graduado em Arquitetura pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Tóquio, Sou Fujimoto é um dos arquitetos mais premiados da atualidade. É ele quem está à frente do plano diretor da Expo 2025, mostra global que será no Japão no próximo ano com a participação de 200 países, devendo atrair mais de 20 milhões de pessoas.
Veja fotos de obras de Sou Fujimoto, FGMF e VOO, que estão criando o Vivapark Navegantes:
Continua depois da publicidade
A participação de Sou Fujimoto nesse projeto em Santa Catarina está sendo anunciada nesta sexta-feira (13) pela Vokkan, empresa que ganhou projeção no Brasil e exterior como desenvolvedora de ecossistemas urbanos sustentáveis como o Vivapark Porto Belo, em fase de execução também na região litorânea de Santa Catarina. O projeto de Navegantes foi incluído no plano diretor da cidade e, em breve, será lançado ao mercado.
– Os arquitetos japoneses são reconhecidos mundialmente por suas experimentações na arquitetura e o Sou Fujimoto é, simplesmente, brilhante. Ele reinventa as noções de interior e exterior e faz uma relação muito interessante entre a arquitetura, o verde e o ambiente do entorno. A evolução urbana que fazemos na Vokkan pede essa pluralidade de olhares e estamos muito felizes em anunciar esse time de peso da arquitetura para o nosso projeto de Navegantes – afirma Roderjan Volaco, presidente da Vokkan.
O empresário informou que Vivapark Navegantes é um projeto que vai transformar a cidade, com soluções arquitetônicas inovadoras e ênfase na integração com o meio ambiente. Vai ocupar área de três milhões de metros quadrados no Bairro Meia Praia.
Continua depois da publicidade
No desafio de projetar o Vivapark, Sou Fujimoto conta com a participação do renomado escritório brasileiro FGMF, fundado em 1999 por graduados pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo. Liderado pelos arquitetos e sócios Lourenço Gimenes, Fernando Forte e Rodrigo Marcondes Ferraz, o FGMF se destaca por obras diversas, que valorizam a relação entre a arquitetura e as pessoas em diversas escalas.
O FGMF tem mais de 100 prêmios internacionais e 140 nacionais. Foi pioneiro no Brasil a integrar a seleta lista de 30 melhores escritórios de arquitetura do mundo feita pela revista britânica Wallpaper. Além de muitos projetos no Brasil, ele assina obras em mais de 40 países, entre os quais Portugal, Grécia e Vietnã.
De Santa Catarina, participa do ambicioso projeto da Vokkan com Sou Fujimoto também o escritório VOO, que conta com equipe de 50 profissionais e acumula 26 anos de atuação. Liderado pelos sócios Jonatan Welter, Mairo Volkmann, Diego Borges, Julian Ricardi e Fernanda Petri, o VOO também tem obras assinadas no Brasil e exterior. Se destaca pelos projetos e detalhes nos entornos dos mesmos.
O novo bairro parque está situado em uma das regiões mais valorizadas do mercado imobiliário nacional, o litoral de SC. O empreendimento contará com todas as diretrizes de sustentabilidade dos projetos da Vokkan, enfatiza a vice-presidente da empresa Monica Volaco.
Continua depois da publicidade
– Assim como fizemos em Porto Belo, o Vivapark Navegantes terá todos os atributos de sustentabilidade que nos levaram a ser referência global na certificação LEED. O projeto está em fase final de desenvolvimento e certamente será um marco não apenas para a cidade, mas para o estado todo – destaca Monica Volaco.
Na visita que fará ao Brasil na próxima semana, de 17 a 19 de setembro, Sou Fujimoto participará de reuniões criativas com os arquitetos brasileiros e a equipe técnica da Vokkan envolvidos no projeto.
Dia 17, por exemplo, a partir das 19h30min, Sou Fujimoto, Lourenço Gimenes (FGMF) e Jonatan Welter (VOO) vão participar de um talk com a sócia e vice-presidente da Vokkan, Monica Volaco, e com a também sócia e diretora comercial e de marketing da empresa, Jessica Volaco. O tema será o futuro das cidades e a evolução urbana. A transmissão será pelo canal da empresa no Youtube, o @vokkanoficial e poderá ser acompanhada por interessados.
Leia também
Festival do Imóvel é atração para quem planeja investir para morar ou alugar
Santa Catarina define projeto para desenvolver a ovinocultura
Celesc adota nova estratégia para ampliar vendas no mercado livre de energia
Jorginho Mello apresenta a príncipe saudita oportunidades para investir em SC
Arrecadação tributária do governo de SC cresce e soma R$ 4,4 bilhões em agosto