O setor turístico de Santa Catarina, segundo a pesquisa do IBGE, fechou agosto com crescimento de 11,7% frente ao mesmo mês de 2017 e de 2,8% em relação ao mês imediatamente anterior, julho, com ajustes sazonais. De janeiro a agosto cresceu 5,3% e nos últimos 12 meses teve alta de 9%.
Continua depois da publicidade
No Brasil, o setor também cresceu. Teve alta de 9,9% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, queda de 0,1% frente ao mês anterior e crescimento de 3% no ano, até agosto.
Rigor da BRF
A reação da nova diretoria da BRF diante do relatório do inquérito divulgado pela Polícia Federal de Ponta Grossa, Paraná, para apurar as suspeitas levantadas na Operação Trapaça, que envolveu testes sobre salmonela em unidade da companhia, não surpreendeu. A PF indiciou 43 pessoas, incluindo o ex-presidente do conselho de Administração, Abilio Diniz, e o ex-CEO, Pedro Faria. Abilio negou ter praticado qualquer irregularidade. A BRF informou em comunicado aos investidores segunda à noite que afastou preventivamente todos os funcionários citados no inquérito até o esclarecimento dos fatos.
Continua depois da publicidade
Punição a culpados
Esse passo da Polícia Federal de encaminhar o inquérito para a Justiça Federal visando as defesas e as devidas punições era esperado. Segundo uma fonte do setor que acompanha o processo de perto, há alguns elementos muitos interpretativos que no final podem não ser tão graves quanto parecem, mas há outros problemas apontados que parecem ser graves, como falsificação de laudo, o que é inaceitável, e precisa ser punido com rigor.
É lamentável que uma empresa do porte da BRF, dona da Sadia e Perdigão, tenha chegado a esse ponto na ânsia de resultados melhores. Esse caso deve servir de exemplo de que o setor não permite atalhos. E o certo é punir quem praticou a irregularidade, não a empresa, que é um patrimônio nacional e internacional, por fornecer proteína acessível para boa parte do mundo.
Leia também:
Santa Catarina tem R$ 551,7 milhões em prejuízos com desastres naturais em 2016 e 2017
