nsc

publicidade

Estela

Crescimento

Turismo cresce 11% em Santa Catarina

Compartilhe

Por Estela Benetti
17/10/2018 - 04h00 - Atualizada em: 17/10/2018 - 18h20
turistas na praia
(Foto: )

O setor turístico de Santa Catarina, segundo a pesquisa do IBGE, fechou agosto com crescimento de 11,7% frente ao mesmo mês de 2017 e de 2,8% em relação ao mês imediatamente anterior, julho, com ajustes sazonais. De janeiro a agosto cresceu 5,3% e nos últimos 12 meses teve alta de 9%.

No Brasil, o setor também cresceu. Teve alta de 9,9% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, queda de 0,1% frente ao mês anterior e crescimento de 3% no ano, até agosto.

 

Rigor da BRF

A reação da nova diretoria da BRF diante do relatório do inquérito divulgado pela Polícia Federal de Ponta Grossa, Paraná, para apurar as suspeitas levantadas na Operação Trapaça, que envolveu testes sobre salmonela em unidade da companhia, não surpreendeu. A PF indiciou 43 pessoas, incluindo o ex-presidente do conselho de Administração, Abilio Diniz, e o ex-CEO, Pedro Faria. Abilio negou ter praticado qualquer irregularidade. A BRF informou em comunicado aos investidores segunda à noite que afastou preventivamente todos os funcionários citados no inquérito até o esclarecimento dos fatos.

Punição a culpados

Esse passo da Polícia Federal de encaminhar o inquérito para a Justiça Federal visando as defesas e as devidas punições era esperado. Segundo uma fonte do setor que acompanha o processo de perto, há alguns elementos muitos interpretativos que no final podem não ser tão graves quanto parecem, mas há outros problemas apontados que parecem ser graves, como falsificação de laudo, o que é inaceitável, e precisa ser punido com rigor.

É lamentável que uma empresa do porte da BRF, dona da Sadia e Perdigão, tenha chegado a esse ponto na ânsia de resultados melhores. Esse caso deve servir de exemplo de que o setor não permite atalhos. E o certo é punir quem praticou a irregularidade, não a empresa, que é um patrimônio nacional e internacional, por fornecer proteína acessível para boa parte do mundo.

 

Leia também:

Santa Catarina tem R$ 551,7 milhões em prejuízos com desastres naturais em 2016 e 2017

Deixe seu comentário:

Estela Benetti

Estela Benetti

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

estela.benetti@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade