nsc

publicidade

Estela

IBGE

Vendas do varejo de SC crescem 7,3% no ano

Compartilhe

Por Estela Benetti
11/09/2019 - 11h27
Foto: Felipe Carneiro/BD

O comércio catarinense fechou o mês de julho com crescimento de 1,6% em volume frente ao mês anterior, na série com ajustes sazonais, voltando à variação positiva após ter tido queda de -1,2% no mês anterior. Na comparação com o mesmo mês do ano passado o setor cresceu  11,2%, no acumulado do ano teve alta de 7,3% frente aos mesmos meses de 2018 e na média de 12 meses, avançou 7,4%. Os dados integram a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta quarta-feira (11) pelo IBGE.

No caso do varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, as vendas em volume de Santa Catarina cresceram 1,1% frente ao mês anterior e 14,6% frente a julho do ano passado. Nessa comparação com 2018 SC teve o segundo melhor resultado do país, ficando só atrás do Amapá, que cresceu 27,4%. A venda de veículos e peças no Estado, em julho e em volume, cresceram 19,4% frente ao mesmo mês do ano anterior e as de materiais de construção avançaram 20,7%.

No Brasil, o varejo teve crescimento de 1% em volume em julho frente ao mês anterior na série com ajuste sazonal, avançou 4,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado e 1,2% no acumulado do ano. O varejo ampliado cresceu 3,8% no Brasil no acumulado do ano.

Segundo a apuração do IBGE, no mês de julho quase todos os setores cresceram em volume de vendas frente ao mesmo mês de 2018. Combustíveis e lubrificantes (9,5%),  hipermercados e supermercados (13,7%), eletrodomésticos (11,1%), móveis (1,7%), artigos farmacêuticos (9,8%), materiais para escritório (14,3%) e tecidos, vestuário e calçados (2,9%). A única queda foi em livros, jornais e revistas (-11,9%). 

Os dados mostram que os catarinenses continuam investindo em automóveis e voltaram a reformar imóveis, o que retrada o melhor resultado desses dois setores.   

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

Estela Benetti

Estela Benetti

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

estela.benetti@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade