Há quase três anos sem fiscalização eletrônica de trânsito, Blumenau finalmente lançou, nesta quarta-feira (5), edital para contratar radares, lombadas eletrônicas e sensores de avanço de sinal vermelho. O investimento máximo previsto por ano é de R$ 8,5 milhões. A empresa vencedora, além de instalar os equipamentos, terá de operá-los e garantir a manutenção. O pregão está marcado para o dia 18 de abril.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

A lista de ruas e o número de faixas de trânsito a serem fiscalizados obedece ao estudo contratado pela prefeitura, conforme prevê regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No total, 41 faixas de trânsito terão fiscalização de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. Outras 38, além do sinal e da faixa, vão fiscalizar também a velocidade. Mais 69 faixas serão monitoradas por radares fixos ou lombadas eletrônicas.

Os equipamentos deverão contar com sensores de placas e videomonitoramento, que enviarão as informações para um sistema de gerenciamento. O contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado até 60 meses.

Blumenau está sem fiscalização de velocidade desde julho de 2020, quando o último contrato caducou. Na mesma época, a prefeitura decidiu abandonar o uso de radares portáteis. Uma licitação chegou a ser lançada no fim daquele ano, mas novas regras editadas pelo Contran fizeram o processo retroceder. 

Continua depois da publicidade

O município teve de contratar primeiro um estudo que confirmasse onde a fiscalização eletrônica seria mais útil.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Blumenau anuncia 125 câmeras e mais psicólogos em escolas e creches

Blumenau escolhe a serenidade na reação à barbárie

Polícia em SC investigará boatos que geram pânico sobre novos ataques

Blumenau decretará luto oficial de 30 dias por vítimas de ataque a creche

Destaques do NSC Total