nsc
nsc

BICENTENÁRIO

Blumenau recebe proposta de grupo interessado no Museu Fritz Müller

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
15/05/2021 - 07h00
Proposta é modernizar a exposição e privilegiar a história do antigo morador da casa
Proposta é modernizar a exposição e privilegiar a história do antigo morador da casa (Foto: Patrick Rodrigues)

O curador responsável pelo Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras, apresentou proposta à prefeitura de Blumenau para assumir a casa onde viveu o naturalista Fritz Müller, na Rua Itajaí. O museu blumenauense preserva a memória do imigrante alemão que teve papel importante na comprovação da Teoria da Seleção Natural das Espécies e cujo nascimento completará o bicentenário em 2022. A administração municipal admite que o lugar não recebe a atenção merecida.

> Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Secretários municipais participaram de três reuniões com o Instituto Cultural Soto, que desenvolve projetos para oito diferentes museus e mantém acervo com milhares de itens. Segundo o curador-geral do instituto, Jules Soto, a entidade dispõe-se a desenvolver um novo projeto museológico, repensar toda a experiência do visitante e ceder itens para exposição.

— Há muitos anos vemos que o museu não está à altura do nome Fritz Müller — constata.

Soto imagina um museu mais envolvente e informativo, sem cobras dentro de vidros de conserva ou animais taxidermizados atrás de vidros com reflexos. E que privilegie a história do ex-proprietário da residência, explicando ao público o que significava ser um naturalista no século XIX.

Secretários de Blumenau foram a Piçarras conhecer o Museu Oceanográfico no fim de abril. Há uma semana, Soto visitou a casa de Fritz Müller e a Vila Germânica. Pelo que se discutiu, um termo de cooperação técnica, provavelmente intermediado por Univali ou Furb, permitiria a parceria. Não se fala em concessão da gestão, somente em apoio museológico — segundo Soto, a um custo muito inferior ao que empresas especializadas cobrariam da prefeitura. Tudo intermediado por universidade, sem aporte direto de recursos, reforça.

Participaram das conversas os secretários Sylvio Zimmermann (Desenvolvimento Econômico), Rodrigo Ramos (Cultura), Marcelo Greuel (Turismo) e Jefferson Voigtlander (Meio Ambiente). Segundo Voigtlander, a ideia apresentada agrada ao município, mas é preciso formatar um modelo juridicamente viável. As partes envolvidas têm certa pressa. O bicentenário de Fritz Müller é em 31 de março de 2022.

Entre os itens em exposição hoje há animais dentro de vidros e taxidermizados
Entre os itens em exposição hoje há animais dentro de vidros e taxidermizados
(Foto: )
Em 2022 será comemorado o bicentenário do naturalista que viveu em Blumenau
Em 2022 será comemorado o bicentenário do naturalista que viveu em Blumenau
(Foto: )

Quem é Soto

Jules Soto é geógrafo ligado à Univali e com larga experiência em museus no Brasil e exterior, a maioria relacionados à biologia marinha e à história naval. Entre os museus parceiros do instituto que leva o sobrenome do profissional estão o Ecomuseu Univali, na Ilha de Porto Belo, o Centro Cultural da Marinha, em Florianópolis, e o Museu do Esporte de Itajaí.

O museu em Piçarras é o maior dedicado à oceanografia na América Latina.

Darwin

Entre as diversas iniciativas já em andamento, em Blumenau e Florianópolis, para homenagear Fritz Müller em 2022 está a publicação de toda a correspondência do naturalista com Charles Darwin. São 111 cartas ao todo, 37 delas inéditas em língua portuguesa. Onze nunca vieram a público em qualquer idioma.

O trabalho é coordenado pelo Instituto Histórico de Blumenau em parceria com a Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas