nsc
nsc

Luta contra o câncer

Morre em Blumenau o engenheiro Paulo França

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
02/04/2022 - 11h29 - Atualizada em: 02/04/2022 - 13h05
Engenheiro ocupou cargos públicos na região de Blumenau por quatro décadas
Engenheiro ocupou cargos públicos na região de Blumenau por quatro décadas (Foto: Reprodução)

Morreu neste sábado (2), em Blumenau, o engenheiro Paulo França. Ele tinha 70 anos de idade e lutava contra um câncer. A prefeitura do município decretou luto oficial de sete dias pelo falecimento. 

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Paulo França ocupou cargos públicos na região de Blumenau por quatro décadas. Histórico militante do MDB, foi secretário de Obras em diversas gestões. Na década de 1980, atuou diretamente na reconstrução de Blumenau após as enchentes de 1983 e 1984. Outro trabalho de destaque, na iniciativa privada, foi a obra de reurbanização da Rua XV de Novembro.

No governo de Luiz Henrique da Silveira, foi secretário regional de Blumenau. Candidatou-se a deputado estadual e chegou a assumir como suplente. Ele também presidiu a Eletrosul.

Na gestão de Raimundo Colombo, França foi secretário-adjunto de Infraestrutura.

Até meados do ano passado, o engenheiro presidia o Samae, autarquia municipal de água e esgoto de Blumenau. Ele afastou-se para tratar da saúde.

Paulo França deixa a esposa, Denise, e as filhas Renata e Manuela, além de netos.

Conforme informou a prefeitura, a despedida do engenheiro acontece a partir das 16h, na Capela Frei Edgar, no Cemiteiro São José (Rua São José, 419, Centro). A cremação será às 20h no mesmo local.

MDB emite nota de pesar

Nesta tarde o presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, emitiu uma nota de pesar lamentando a perda. 

"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do amigo e companheiro Paulo França, membro titular do diretório e da executiva estadual do MDB. Engenheiro Civil por formação, ele dedicou grande parte de sua vida profissional à gestão pública. Emedebista filiado desde 1981, tinha no o Vale do Itajaí a sua base eleitoral", diz o início. 

"Um dos líderes do MDB no município de Blumenau, França vinha exercendo cargos na prefeitura e no governo estadual desde os anos 1970. Foi secretário do Desenvolvimento Regional no governo de Luiz Henrique da Silveira (MDB) e ocupou a Secretaria de Infraestrutura na gestão de Raimundo Colombo (PSD) e de Eduardo Pinho Moreira. Como suplente de deputado, assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa por cinco meses, em 2014", cita o partido em um segundo momento. 

"Ele lutava desde junho de 2021 conta um câncer. Faleceu neste sábado, 2 de abril. Deixa a esposa Denise França, as filhas Renata França é Manuela Franca e quatro netos: Caio, Bruno, Vicente e Gustavo. Nosso sentimento e solidariedade a todos vocês, bem como á família emedebista. Hoje perdemos um grande amigo e líder", conclui. 

Leia mais: 

Presidente do Samae de Blumenau, Paulo França, está internado na UTI do Santa Isabel

Hospitais do Oeste de SC zeram internações por Covid nas UTIs

Acidente de moto mata mulher de 37 anos em Florianópolis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas