nsc
nsc

NOVA SECRETARIA

Reforma administrativa de Mário Hildebrandt chegará à Câmara de Blumenau ainda em dezembro

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
02/12/2020 - 09h50 - Atualizada em: 02/12/2020 - 09h56
Prefeito está afastado por orientação médica
Prefeito está afastado por orientação médica (Foto: Divulgação)

Mudanças na estrutura administrativa da prefeitura de Blumenau para o segundo mandato de Mário Hildebrandt (Podemos) já estão no forno e devem ser propostas ao Legislativo ainda em dezembro. Antes de afastar-se do cargo para descansar até domingo, por orientação médica, o prefeito reeleito e assessores próximos iniciaram as discussões sobre a composição do governo.

> Quer receber as notícias de Blumenau e região via Whatsapp? Clique aqui e entre no grupo do Santa.

Ao menos duas alterações já estão alinhavadas: a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, mencionada na campanha eleitoral, e a realocação de cargos no gabinete da futura vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB). A estrutura do vice havia sido extinta em 2018, quando Hildebrandt assumiu como titular no lugar de Napoleão Bernardes. À época, parte dos cargos comissionados foi transferida à Controladoria-Geral do Município.

— São ajustes, nada de anormal. É que quando você está à frente da prefeitura, vai corrigindo e aperfeiçoando o governo — explica o prefeito.

Além da estrutura em si, está em negociação a composição política do governo. Neste aspecto, as conversas têm duas frentes: uma, no núcleo político da administração, está em compasso de espera pela volta de Hildebrandt. Outra, na Câmara de Vereadores, discute a eleição da Mesa Diretora no início do ano, logo após a posse dos parlamentares eleitos.

Enquanto secretarias e cargos de segundo escalão tendem a ser ocupados por indicados dos partidos que integraram a coligação eleita (Podemos, PSDB, Solidariedade, MDB e Republicanos), além da cota pessoal do prefeito, na Câmara as negociações são mais amplas. A Mesa tende a ser eclética, com a participação de vereadores de outros blocos.

Ao menos esse é o plano desenhado pelo núcleo da gestão. Nos bastidores da política municipal, dezembro será longo.

* Colaborou Augusto Ittner

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas