nsc
nsc

BILHETAGEM TEMPORAL

Troca de ônibus sem nova tarifa, em Blumenau, atrai mais de 100 pessoas por dia

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
01/08/2022 - 07h07 - Atualizada em: 01/08/2022 - 08h19
Número de linhas atendidas pela bilhetagem temporal deve aumentar
Número de linhas atendidas pela bilhetagem temporal deve aumentar (Foto: Patrick Rodrigues, BD, Santa)

Todo dia mais de 100 passageiros do transporte coletivo de Blumenau trocam de ônibus sem pagar passagem nova. Prestes a completar um mês em três linhas, o sistema de bilhetagem temporal deve ser ampliado em breve. É uma mudança a se prestar atenção.

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A última terça-feira (26) registrou o maior número de baldeações até aqui: 130. Em média, são 109 por dia. O serviço funciona de segunda a sexta-feira em caráter de teste nas linhas Troncal 11, 508 - República Argentina e 607 - Nova Esperança. A troca deve ser feita sempre na antiga estação de pré-embarque Carlos Gomes, na Avenida Beira-Rio.

O passageiro pode desembarcar e tomar um novo ônibus desde que dentro do período de tempo estabelecido para aquela rota: 30 ou 60 minutos. As opções de novo embarque também são limitadas (veja abaixo). A bilhetagem temporal só funciona com o cartão da Blumob.

O objetivo é tornar o transporte coletivo mais atrativo, reduzindo o custo para quem faz trajetos não atendidos por terminais urbanos, onde já é possível fazer a troca de veículo.

Blumenau já teve uma sistema semelhante, mas que permitia trocas entre 80 linhas diferentes, de segunda a sábado. No mês de maior adesão, outubro de 2014, 6.888 trocas foram registradas pelo então Consórcio Siga, média de 255 por dia. É com base nesse comparativo que a Secretaria de Trânsito e Transportes considera animador o resultado atual, com apenas três linhas.

A bilhetagem temporal é o tipo de mudança silenciosa que faz a diferença na vida de quem usa o transporte coletivo. Reduz o tempo de deslocamento, barateia as viagens e amplia as possibilidades de conexão.

Bilhetagem temporal

Troncal 11

Sentido Aterro/Fonte, com integração em até 30 minutos na estação de embarque Carlos Gomes da Avenida Beira-Rio. Pode embarcar nas linhas troncais 30, 31 e 32, sempre no sentido Fonte-Velha.

Linha 508 - Rep. Argentina

Sentido Bairro/Fonte, com integração em até 60 minutos na estação de embarque Carlos Gomes da Avenida Beira-Rio. Pode embarcar nas linhas Troncal 10 – no sentido Garcia/Aterro; Troncal 12 – no sentido Fonte/Aterro; Troncal 15 – no sentido Fonte/Fortaleza; Troncal 30 – no sentido Fonte/Velha; Troncal 31 – no sentido Fonte/Velha; Troncal 32 – no sentido Fonte/Velha; Troncal 80 – no sentido Fonte/Itoupava.

Linha 607 - Nova Esperança

Sentido Fortaleza/Fonte, com integração em até 60 minutos na estação de embarque Carlos Gomes da Avenida Beira-Rio. Pode embarcar nas linhas Troncal 10 – no sentido Garcia/Aterro; Troncal 12 – no sentido Fonte/Aterro; além das troncais 30, 31 e 32, sempre no sentido Velha, e Troncal 80 – no sentido Fonte/Itoupava.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Organização do Natal em Blumenau defende orçamento milionário e convoca empresários

Um novo nome para o Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau

Santo de fora faz milagre na Oktoberfest Blumenau

Você lembra desta fonte em Blumenau? Ela vai voltar

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas