nsc
nsc

INADIÁVEL

Vereadores de Blumenau aprovam até nome de rua em regime urgentíssimo

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
03/11/2020 - 16h35 - Atualizada em: 04/11/2020 - 08h57
Grupo oposicionista apresentou novo projeto para tentar limitar a estratégia de rolo compressor
Grupo oposicionista apresentou novo projeto para tentar limitar a estratégia de rolo compressor (Foto: Patrick Rodrigues, BD)

Antiga reclamação dos vereadores oposicionistas de Blumenau, a tramitação de projetos de autoria do Executivo em regime urgentíssimo ganhou nesta terça-feira (3) um exemplo inusitado. A proposta que denomina como Sérgio Vestrupp uma rua do bairro Salto do Norte recebeu o status de “matéria de relevante e inadiável interesse público” e passou a toque de caixa pela Câmara Municipal.

​​​> Quer receber as notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp? Clique e entre no grupo do Santa

Conforme o regimento, quando esse pedido é aceito pela Mesa Diretora, o projeto de lei tem condições de passar em poucas horas por todas as comissões legislativas e o plenário. No caso da futura rua Sérgio Vestrupp, o texto tramitou em uma hora e meia, passando à frente de assuntos que estão há mais tempo aguardando votação. Segundo o líder do governo, Alexandre Matias (PSDB), a urgência deve-se ao tempo de espera da comunidade pela regularização da via.

Um segundo projeto, de suplementação de verbas para diversas secretarias, recebeu o mesmo tratamento na sessão desta terça. Ambos as propostas seguem para sanção do prefeito.

O uso indiscriminado do expediente de urgência desagrada parlamentares não alinhados à base governista, que têm poucos minutos para inteirar-se dos temas e votá-los em plenário. No ano passado, houve uma tentativa de mudar a regra e exigir um hiato de 48 horas entre o protocolo do projeto na Câmara e a votação final, mas a ideia foi para o arquivo.

Agora, o grupo descontente apresenta o nome de rua urgentíssimo como novo argumento contra o que chama de desrespeito ao poder legislador. Outra tentativa de alterar o regimento interno e limitar a estratégia de rolo compressor foi apresentada nesta terça. As cinco assinaturas necessárias para esse tipo de projeto foram reunidas. Para aprová-lo, no entanto, são necessários dez votos.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas