Figueirense x Avaí completam 100 de rivalidade neste ano. O primeiro clássico data de 13 de abril de 1924. Foi disputado no Estádio Adolfo Konder e vencido pelo Figueirense, por 4 a 3. Naquele primeiro jogo, obviamente, ainda não sabiam a história que fariam juntos, movimentando o futebol da Capital e catarinense, e fazendo cultivar a paixão do torcedor.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Outras rivalidades existiram no futebol catarinense, com clássicos históricos como o Ferro-Luz, de Tubarão, mas somente o clássico da Capital sobreviveu, ultrapassando gerações, ganhando títulos, e, fomentando a rivalidade tão necessária para essa própria sobrevivência.

CICLOS DE SUPERIORIDADE

Continua depois da publicidade

Com 18 títulos do Campeonato Catarinense cada um, Figueirense e Avaí tiveram momentos de supremacia sobre o rival. Simplificando, a primeira década, de 1920, foi do Avaí, os anos 1930 foram do Figueirense, depois há um hiato em que o futebol do interior domina o Estadual, voltam forte revezando os anos 1970, há um novo hiato até que o Figueirense se estabelece nos anos 2000, e o Avaí retoma entre 2009-2012, o Figueirense responde no biênio 2014-2015, com o Avaí mandando entre 2019-2021. É um resumo rápido, mas que mostra como um está sempre pronto para dar a resposta ao outro e assim a rivalidade se alimenta e sobrevive.

ChatGPT “Vidente”: quem vai ganhar o clássico Figueirense x Avaí segundo a inteligência artificial

O MOMENTO ATUAL

A instabilidade é realidade para os dois times e clubes. As torcidas não estão satisfeitas. O Avaí instável na Série B do Brasileiro, que foi ameaçado de rebaixamento à Série C no ano passado. Um Leão que não tem resultados esportivos desde 2022. O Figueirense vai para o quarto ano de Série C. Tenta mudar e se reconstruir novamente, com nova gestão administrativa e no futebol, mas ainda vive com as desconfianças naturais do torcedor.

Figueirense x Avaí pelo Catarinense: palpite, horário, onde assistir e escalações do clássico

EXPECTATIVAS DIFERENTES, COBRANÇAS DIFERENTES

Do Figueirense não se esperava muito para este Catarinense. Havia um temor de que o time não se classificasse para o mata-mata. Com três vitórias e 12 pontos somados, o Furacão tem a 3ª colocação na tabela e está praticamente classificado para a 2ª fase. O torcedor está em paz com o time e curtindo a boa fase.

Confira a previsão do tempo para o clássico entre Figueirense e Avaí

Do Avaí se esperava bastante. Que o time estaria colado no Criciúma, brigando pelas duas primeiras colocações e se qualificando no jogo a jogo Para lutar pelo título da temporada. O Avaí atual tem duas derrotas, 15 gols sofridos em sete jogos, está com 11 pontos e em 4º lugar, atrás do Figueirense e sete pontos distante do Criciúma. A cobrança é forte porque a expectativa era enorme.

Continua depois da publicidade

O JOGO DO SCARPELLI

O desenho do jogo é um Avaí querendo a posse de bola e um Figueirense querendo o espaço e a velocidade. O melhor Figueirense é o dos contra-ataques e foi assim que o time conseguiu os melhores resultados. O Avaí tem que ser melhor buscando se impor, dominando a posse de bola e o adversário.

Veja também: confira os eleitos para a Seleção da rodada 7 do Catarinense 2024:

Destaques do NSC Total