A base do Avaí tem sido destaque neste Catarinense 2025, com vários garotos sendo lançados pelo técnico Enderson Moreira. São atletas de 16 a 20 anos, que têm mostrado boa desenvoltura e desempenho nas partidas da primeira fase do Estadual.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Confira a tabela de jogos dos times catarinenses na Série B do Brasileirão

Continua depois da publicidade
Entre eles estão Jamerson (18), que vem sendo titular; Rigley (20), que já marcou dois gols; Thayllon (18), que foi lançado contra o Barra e quase empatou a partida com jogadas individuais; Felipe Gabriel (18), que apareceu no clássico contra o Figueirense; e o mais impressionante, Tedesco, de apenas 16 anos, que entrou com muita personalidade e deu passe pra gol em Tubarão, contra o Hercílio Luz.
Quem vai pagar o VAR de Avaí x Criciúma, na última rodada da 1ª fase do Catarinense 2025
São três gerações de garotos que se misturaram ao profissional do Avaí e que vêm de uma escola que recentemente lançou Arthur Chaves, Lipe, Guga, Raphinha do Barcelona e da Seleção, e Gabriel Magalhães, do Arsenal e da Seleção.
GUGA dá o norte na formação de Atletas do Avaí
Nesta semana o Avaí está lançando o Guia Único dos Garotos do Avaí, o GUGA, uma espécie de manual de como fazer esse trabalho no dia a dia com garotos de 14 a 20 anos.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao Em Cima do Lance, da CBN Floripa, o Gerente da base avaiana, Roberto Braga, explicou a novidade:
“É o nosso GUGA, que tem como objetivo materializar a metodologia de trabalho do Avaí para a formação de atletas. A gente tem bem claro o nós queremos pra formação do Avaí e pra cada faixa etária. E hoje é o lançamento dessa versão dele. É o Guia Único dos Garotos do Avaí, o GUGA, que conecta com a cidade, com um atleta de alto nível, uma referência do Brasil, da ilha, e do Avaí também.”
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
“É muito importante que o clube tenha um projeto de futebol. Um dos objetivos do GUGA é ser uma referência da formação de atletas em Santa Catarina. Quantos atletas nós queremos ter em cada categoria, quais as características destes atletas, como nós vamos treinar, qual o modelo de semana pra treinar, qual o conteúdo desenvolver com esses meninos… a ideia do Guia é ser uma bússola, e não um mapa.”
Confira a classificação do Campeonato Catarinense após a décima rodada
O Gerente também ressaltou a importância da conexão com o Departamento de Futebol Profissional e com o técnico Enderson Moreira para o desenvolvimento dos atletas no dia a dia:
Continua depois da publicidade
“Eu brinco aqui que hoje o nosso principal treinador da base é o Enderson Moreira. Porque não adianta a gente fazer um trabalho fantástico se de fato a gente não tiver essa troca e principalmente se o Enderson, a Comissão e o Departamento de Futebol não estiverem abertos a isso.”
 
                                     
                            
                            




