Quanto mais a Seleção joga, mais se percebe que não ficou praticamente nada dos seis anos de Tite à frente do time. Muito pelo contrário, o “legado” é muito ruim. É um trabalho praticamente todo novo, de descobrir os talentos, quem se adapta ao peso da Seleção e montar um grupo e um time. E está tudo muito difícil para Dorival Júnior, como estaria pra qualquer outro treinador.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Seleção Brasileira fez vitória necessária, mas o futebol ainda foi pobre

A primeira constatação é que as laterais da Seleção não têm dono. Os problemas estão evidentes com a insistência em Danilo na direita, sem que um segundo jogador fosse desenvolvido na posição; com a troca constante na esquerda entre Lodi, Arana, Alex Telles, Alex Sandro nada se desenvolveu. Dorival Júnior erra bastante ao seguir insistindo com jogadores que não tem mais o que dar à Seleção, como Danilo, e precisa acelerar o processo de achar e desenvolver novos laterais – nos dois lados.

Continua depois da publicidade

Seleção Brasileira entra em campo contra o Chile sem referências

As referências de time não existem ou são fracas. Sem Neymar e, agora, sem Casemiro no meio de campo, não há nomes que liderem ou imponham respeito. Vini Jr. é uma referência técnica mundial, mas ainda não tem a mesma expressão na Seleção.

FOTOS: Seleção Brasileira vence a Chile pelas Eliminatórias da Copa 2026

Por falar em Casemiro, quem ficou no lugar dele como herança de Tite? Ninguém! Dorival está tendo que desenvolver novos nomes. André parece ser o sucessor, mas está apenas dando os primeiros passos com a amarelinha.

Brasil vira o jogo contra o Chile e conquista vitória importante pelas Eliminatórias da Copa

Alisson e Marquinhos não se fortaleceram como líderes ou referências. Pelo contrário, os dois saíram com arranhões junto à torcida depois da última Copa do Mundo.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

O que se vê atualmente em campo é um time que não é time. É ainda uma equipe em formação, com muitos testes sendo realizados, jovens jogadores, pressão por desempenho e vitórias com Eliminatórias em curso, um técnico que recém chegou e o resultado de tudo isso não podia ser futebol de qualidade e bons números. É o que há agora e não há nada que possa fazer mudar esse cenário rapidamente.