Os finalistas repetidos do Campeonato Catarinense deixam um recado ao futebol do estado. É sobre fazer futebol com referências firmes e eficiência. Brusque e Criciúma são os clubes que fazem futebol de qualidade e com resultados nos últimos anos, dando lições aos outros grandes do estado.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

O Brusque teve seus altos e baixos, como a queda para a Série C. Mas a resposta veio logo a seguir, com o acesso no ano seguinte. Desde 2019 está tendo resultados e tendo uma sequência de trabalho, mudando pouco de ano pra ano e sendo competitivo sempre. Fazer a quarta final em cinco anos de Catarinense é a comprovação disso. E tudo isso com uma estrutura (estádio, sede e Centro de Treinamentos) que tem problemas, o que faz ressaltar ainda mais o bom trabalho do Departamento de Futebol quadricolor. 

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Continua depois da publicidade

O Criciúma ressurgiu na gestão Anselmo Freitas e se fortaleceu ainda mais com Vilmar Guedes. E o time atual vem desde 2021, passando pela gestão dos dois presidentes, com a mão firme do técnico Claudio Tencati, tendo uma Série B de Catarinense no meio do caminho, mas jogando futebol de qualidade desde o acesso à Série B do Brasileiro, no final de 2021. A conquista do Estadual 2023 e da vaga na Série A são os grandes feitos.

Criciúma vence o Barra nos pênaltis e encara o Brusque na decisão do Catarinense

Avaí teve as chances, mas Brusque, mais uma vez finalista, foi muito eficiente

E tudo indica que vão seguir mandando na cena do futebol local. Em nível nacional, o Criciúma vai lutar muito pra permanecer na Série A e o Brusque também tem o compromisso difícil de se manter na Série B. Mas em Santa Catarina estão acima da concorrência, que tem Avaí, que não se acerta apesar do investimento que tem feito; a Chapecoense, que perdeu todas as referências no futebol; e Figueirense e Joinville, que ficaram muito pra trás. 

A final do Catarinense 2024 reflete os últimos anos do futebol Catarinense. E enquanto os adversários não crescerem, seja no futebol, seja no administrativo ou no financeiro, Brusque e Criciúma vão seguir chegando às finais e mandando na concorrência. 

Confira os escolhidos da Seleção da rodada de volta das semifinais:

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total