À medida que se aproxima, cresce a expectativa pelos Jogos Olímpicos de Paris, que 100 anos depois volta a sediar a grande festa do esporte mundial. A cidade mais charmosa vai roubar pra si ainda mais as atenções do mundo em competições que vão se estender por pouco mais de duas semanas.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Faltam 100 dias para as Olimpíadas de Paris: Veja locais que serão palco de disputas

Lucas Paquetá dificilmente vai escapar de punição severa

E assim como em 1924, Paris vai marcar a história. Há 100 anos eram, por exemplo, 135 mulheres, ainda pioneiras porque eram poucas vagas, poucas modalidades – as mulheres entraram nos jogos em 1900, também em Paris. Hoje elas estão em todas as vagas e modalidades, literalmente dividindo espaço com os homens. Serão 10500 atletas em Paris 2024 e as mulheres são exatamente a metade.

Continua depois da publicidade

Cartão rosa: Entenda o que significa a novidade da Copa América

Paris 1924 inspirou o filme ganhador de Oscar, ‘Carruagens de Fogo’. A edição 2024 promete inspirar todos nós. Estaremos celebrando o retorno da festa propriamente dita, afinal Tóquio 2020 virou 2021 por causa da pandemia, e praticamente tudo estava totalmente restrito. Este ano vai ter união, vai ter mais alegria, mais emoção. Estaremos todos juntos – seguros, com as vacinas que resgataram nosso direito de ir e vir, de abraçar – e celebrando. São esperadas 15 milhões de pessoas na França durante o período dos jogos.

Atletas catarinenses representam o estado nas Olimpíadas de Paris 2024

Estive em Paris na virada do ano. Os jogos ainda não estavam aparentes na cidade. A Torre Eiffel estava cercada, o relógio da contagem regressiva ainda não estava pronto e a cidade não tinha ainda motivos dos Jogos. Mas Paris estava em obras – por todos os cantos – e havia no ar a sensação viva que aquela virada marcava o início de um ano olímpico.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

As Olimpíadas na essência são jogos, competições. Mas na verdade representam muito mais do que apenas a luta pelas medalhas, ou por saber quem é o mais alto, o mais forte, e o mais rápido. Representam um reencontro com a consciência daquilo que temos de melhor, que é a união, que é a alegria, que um espírito que está na fórmula mágica dos Jogos Olímpicos. Paris 2024 vai ficar na história, como os Jogos da retomada de tudo isso. 

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total