Saíram hoje as listas das convocações das Seleções de futebol, a principal e a olímpica. Como sempre, qualquer um pode ter alguma contestação em uma ou outra lista. Não é disso que vou tratar aqui.

Continua depois da publicidade

O que fica claro neste momento, de atrasos de calendário por causa da pandemia, é que a Seleção principal, que está há pouco mais de um ano de mais uma Copa do Mundo, está atrasada no seu processo de formação.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A Olimpíada ficou do ano passado para este ano e trabalho de Jardine atrapalha Tite. Porque há jogadores na seleção de André Jardine, que já deveriam estar na principal. Bruno Guimarães, do Lyon, Gérson e Pedro, do Flamengo, são casos claros. Claudinho, do Bragantino, já poderia aparecer também nas listas de Tite.

A Copa América de 2020 ficou para este ano e também passou a ser um problema. Porque aperta o calendário. O Brasileirão e a Copa do Brasil não vão parar durante a competição sul-americana de seleções porque não há datas pra que isso, que seria o mais correto, seja feito. E aí Tite precisa fazer política da boa vizinhança com os clubes em vez de simplesmente escolher os melhores e convocar.

Continua depois da publicidade

> Justiça determina bloqueio de bens e contas de ex-presidentes do Figueirense por dívidas trabalhistas

Até as Eliminatórias para a Copa do Mundo deveriam/poderiam ser repensadas. Com um regulamento em que entre 10 seleções até cinco chegam para a Copa, não há muito sentido nessa competição longa no formato atual de pontos corridos. Em seis meses e com grupos daria pra definir os classificados para a Copa.

São questões que dificultam o trabalho do treinador e tornam a Seleção um problema até para o torcedor, que não vai pensar duas vezes antes de escolher entre ter os jogadores do time do coração jogando no time ou na Seleção. A Seleção fica antipática ao público neste momento.

Convocados de Tite – Seleção principal

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (City) e Weverton (Palmeiras);
  • Laterais: Daniel Alves (São Paulo), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) e Renan Lodi (Atlético de Madrid);
  • Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Lucas Veríssimo (Benfica), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (Chelsea);
  • Meias: Casemiro (Real Madrid), Douglas Luiz (Aston Villa), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Lucas Paquetá (Lyon);
  • Atacantes: Everton Cebolinha (Benfica), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Jesus (City), Neymar (PSG), Richarlison (Everton) e Vini Jr (Real Madrid).

Continua depois da publicidade

Convocados de André Jardine – Seleção Olímpica

André Jardine, técnico, e Branco, coordenador, seguem o planejamento para as Olimpíadas
André Jardine, técnico, e Branco, coordenador, seguem o planejamento para as Olimpíadas (Foto: Lucas Figueiredo/ CBF)

  • Goleiros: Cleiton (Bragantino), Breno (Grêmio) e Brazão (Real Oviedo).
  • Laterais: Gabriel Menino (Palmeiras) e Emerson (Betis); Guilherme Arana (Atlético-MG) e Abner (Athletico-PR).
  • Zagueiros: Gabriel Magalhães (Arsenal), Luiz Felipe (Lazio), Ibañez (Roma) e Nino (Fluminense).
  • Meias: Bruno Guimarães (Lyon), Matheus Henrique (Grêmio), Reinier (Borussia Dortmund), Liziero (São Paulo), Gerson (Flamengo) e Claudinho (Bragantino).
  • Atacantes: Antony (Ajax), Malcom (Zenit), Pedro (Flamengo), Evanílson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal) e Rodrygo (Real Madrid).