nsc
nsc

NOTA 10

Copa América viu o melhor de Neymar contra o Peru

Compartilhe

Faraco
Por Faraco
18/06/2021 - 15h02
Neymar deu show contra os peruanos na Copa América
Neymar deu show contra os peruanos na Copa América (Foto: Lucas Figueiredo/ CBF)

Neymar teve uma noite especial na segunda rodada da Copa América, no jogo da Seleção Brasileira contra o Peru.

O camisa 10 fez de tudo. Fez o que se espera dele como a grande referência técnica da atual geração. Comandou o time, chamando o jogo, armando, driblando, chutando e fazendo gol. Deixou companheiros na cara do gol com passes mágicos de quem tem uma capacidade muito acima da média.

Foi econômico somente nas firulas, que normalmente vêm junto do pacote “o pai tá on”.

E há uma diferença significativa no atual jogo da Seleção. Durante muito tempo – já escrevi algumas vezes – a Seleção jogou o tão falado “Neymar-bol”, que é quando o time está desorganizado e joga a bola no Neymar pra que ele resolva sozinho. Como acontece na pelada. Ocorria bastante quando Dunga estava no comando da Seleção, mas ocorre também porque Neymar quer sempre a bola e acha que pode ou deve resolver tudo.

> Manifesto dos jogadores da Seleção Brasileira não diz nada

Já há algum tempo, Tite tirou Neymar da ponta esquerda. Ele joga, com liberdade, mas por dentro. E normalmente é o cara da criatividade, como seria mesmo. Mas está cumprindo o papel que cabe a ele, sem menos, nem mais. Está jogando futebol, de forma mais coletiva e pensada.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A atuação contra o Peru não é referência pela força, ou justamente pela fragilidade, do adversário. Ela é referência porque Neymar fez o que se espera dele. É esse o camisa 10 que a Seleção precisa e quer ter. Qualquer time no mundo gostaria de ter Neymar assim.

Leia mais

> Ex-Avaí, Renan, livre no mercado, agradece carinho da torcida: "sempre estará nos meus planos"

> Avaí confirma volante Jean Cléber como novo reforço para a temporada

Rodrigo Faraco

Colunista

Faraco

Jornalista e comentarista esportivo, sempre atento ao que acontece especialmente no futebol catarinense, faz análises e bastidores dos times do Estado.

siga Faraco

Rodrigo Faraco

Colunista

Faraco

Jornalista e comentarista esportivo, sempre atento ao que acontece especialmente no futebol catarinense, faz análises e bastidores dos times do Estado.

siga Faraco

Mais colunistas

    Mais colunistas