O Departamento de Futebol do Figueirense tenta correr atrás, mas, faltando sete meses para o encerramento do contrato, o atacante Renan Bernabé está próximo de deixar o clube livre para o mercado.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Figueirense venceu mais uma ao ritmo de Pato, Alisson e do Scarpelli

É uma perda siginificativa. E a questão não é só a bola que ele joga e o que poderia ajudar o time neste e em outros anos. A questão é a forma como o Figueirense não vinha trabalhando bem o que teria que ser um dos seus principais meios de fazer receita: a base do clube.

O trabalho básico de todo clube é não deixar chegar numa situação limite. Com seis meses para terminar o contrato, qualquer atleta já pode assinar um pré-contrato e sair livre – sem rescisão ou indenização – ao final do contrato com o clube atual.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Figueirense apresenta Plano de Recuperação Judicial à Justiça

Bernabé tem 20 anos e é um jovem atacante fazedor de gols, que chegou ao Figueirense ainda com idade de atleta de base, com 18 anos. De lá pra cá se destacou no time sub-20 e teve algumas aparições no profissional – sempre deixando seus gols.

Pelo Figueirense sub-20 ou no profissional tem 30 gols em um número aproximado de partidas que chega 46 (fiz uma conta da média de minutos em campo e não partidas absolutas). Fisicamente é ainda um atleta em desenvolvimento, e tecnicamente um jogador que ainda pode crescer e que poderá alcançar melhores níveis de performance. Mas é inegável que sabe fazer gols e isso tem muito valor no mercado.

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

A informação que apurei é que no ano passado, ainda sob a gestão Lages (José Carlos e Lucas) a questão renovação/valorização não teve a prioridade e a atenção necessárias. Era o momento certo. Neste ano, Marco Aurélio Cunha tenta correr atrás trabalhar para reverter. Marco Aurélio revelou isso ao repórter Bruno Atanázio, que cobre o Figueira para o ge.globo e para a CBN Floripa. Acontece que agora quem está dando as cartas é o representante do atleta – é uma condição natural de mercado, com o contrato no fim. Agora Bernabé pode esperar para sair livre.

O Figueirense falhou. Um clube com dívidas precisa revelar, trabalhar os garotos e zelar ao máximo pelos contratos deles. É destes garotos que vai vir boa parte dos recursos para reerguer o clube. Agora, negociando muito e correndo atrás, talvez o Figueirense possa reverter ou ainda consiga ficar com um percentual de negociação futura.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total