Só neste século são três finais entre Joinville e Figueirense, os times que fazem a abertura do Catarinense 2025. Disputaram o título em 2006, 2014 e 2015. A melhor delas a de 2006, vencida pelo Figueirense, mas que teve dois jogos muito disputados numa decisão de uma vitória para cada lado. O Jec venceu em casa por 2 x 1 e o Figueirense levou a taça com 3 x 0 no Orlando Scarpelli.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Wilson reafirma sua autonomia no Figueirense: “Zero interferência de Lages no futebol hoje”

De um lado são 18 conquistas do Figueirense. De outro lado são 12 do Joinville. Sempre que se enfrentam, movimentam suas torcidas, enchem estádio e fazem aquele ambiente de tensão da rivalidade histórica.

Continua depois da publicidade

Confira imagens da final de 2006 entre Joinville x Figueirense

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Fora isso, há personagens muito significativos nessa estreia. Hermerson Maria, o técnico do Joinville, tem raízes alvinegras. Se criou no Scarpelli, surgindo da base do Figueirense para ser técnico profissional de futebol. No Figueirense atual, Kayke, Camilo e Fabrício movimentam a expectativa do torcedor. E Wilson, o ídolo de uma geração inteira de alvinegros estreia no comando do futebol.

Enderson Moreira confirma saída de quarteto no Avaí

Confira a tabela do Estadual de 2025 em SC

Nem o Figueira vive o seu melhor momento, nem o Jec está próximo do passado glorioso da década de 1980. Mas a tradição sempre estará presente e um Joinville e Figueirense sempre vai ter seu valor.