As mudanças do calendário do futebol brasileiro, anunciadas pela CBF nesta quarta-feira, trouxeram um ganho imediato para os clubes de Santa Catarina: uma vaga a mais na Copa do Brasil 2026. A previsão era ter três vagas, mas, com a alteração promovida, serão quatro os times catarinenses na competição nacional no ano que vem.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Entenda mudanças na Série C com o novo calendário do futebol brasileiro

A pergunta que vem agora é: quem fica com esta vaga? Qual time? Vem do estadual 2025, já disputado, ou na Copa Santa Catarina, que está em disputa? A resposta é que ainda não há uma definição.

Confira imagens da Copa Santa Catarina 2025

Continua depois da publicidade

Em contato com o presidente da Federação Catarinense de Futebol, no início da tarde desta quarta, a resposta foi que “isso aí a gente vai conversar e decidir. Não tá decidido se vai pra Copa Santa Catarina ou se vai pro terceiro (do estadual). Nós vamos fazer uma avaliação disso aí… dessa nova vaga”.

Mais um titular da Seleção Brasileira pode ficar de fora da convocação de Ancelotti

Se for para o terceiro colocado do Estadual, o Santa Catarina é o beneficiado. Se ficar para a Copa Santa Catarina, abre ainda mais a disputa que está em jogo nas partidas da competição estadual de segundo semestre.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O fato é que o estado ganha uma nova vaga, possibilidade de ganho financeiro e esportivo para mais um clube do futebol catarinense. E tem mais, já que o Barra, se for campeão da Série D, que decide no sábado, entra também. E ainda tem o Criciúma no G4 da Série B. Se o Tigre conquistar o acesso, também garante vaga.