nsc
nsc

Exposição

Artista catarinense Edson Machado expõe pinturas em Istambul

Compartilhe

Fernanda
Por Fernanda Nasser
30/03/2021 - 10h15
Edson e suas artes
Edson e suas artes (Foto: Divulgação)

Diretamente de Florianópolis para Istambul, na Turquia, seguiram nesta semana duas pinturas inéditas de autoria do artista catarinense Edson Machado. As obras participarão da International Mail Art Exhibition 2021.

> Receba as notícias do Santa direto no seu WhatsApp. Clique aqui.

A exposição coletiva reúne artistas convidados de diversos países que apresentam desenhos, pinturas, gravuras e colagens, que neste ano será sobre o tema Network Society (A Sociedade em Rede).

Edson Machado, representando o Brasil, foi convidado para expor no evento duas obras produzidas no período da pandemia e que levam os títulos de 'People Machine I e II' (Máquina de gente).

As pinturas enfocam as comunicações sociais em tempo de crise e retratam as cabeças pensantes junto à estruturas mecânicas de antigas máquinas de escrever.

— As múltiplas cabeças mostram a diversidade das ideias tanto nos teclados, ou seja, quem detém o poder, quanto as impressas no papel como se fossem datilografadas e identificadas, temática bastante atual que provoca o debate multicultural entre países com regimes totalitários, um dos papéis da arte contemporânea — explica o artista catarinense.

Mail Art (Arte Postal) é um movimento artístico mundial extremamente crítico ao sistema, que utiliza como meio os Correios para circulação e exposição das obras. Ele obteve grande expressão nas décadas de 1970 e 1980 em muitos países com artistas contemporâneos influenciados pelos conceitos inovadores do Dadaísmo e do Grupo Fluxus.

Edson é um dos pioneiros no Brasil e integra o movimento desde 1979, participando de exposições realizadas na Itália, Bélgica, Holanda, França, Alemanha, Rússia, Japão, Coréia, Estados Unidos, México, Argentina e Uruguai.

A exposição na Turquia tem a coordenação geral da pesquisadora turca Müberra Bülbül e consultoria em arte postal da mexicana Racheline Centomo. Ela estará aberta ao público de 1º de abril a 31 de maio, na localidade de Basaksehir em Istambul.

Fernanda Nasser

Colunista

Fernanda Nasser

A vida da sociedade catarinense, especialmente do Vale do Itajaí. Fotos e informações das melhores e mais glamourosas festas e de quem é destaque.

siga Fernanda Nasser

Fernanda Nasser

Colunista

Fernanda Nasser

A vida da sociedade catarinense, especialmente do Vale do Itajaí. Fotos e informações das melhores e mais glamourosas festas e de quem é destaque.

siga Fernanda Nasser

Mais colunistas

    Mais colunistas