nsc
nsc

Novidade

Artista joinvilense Alceu Bett celebra novo rótulo de vinho da Villa Francioni em projeto artístico inédito.

Compartilhe

Gerson
Por Gerson Junior
08/01/2021 - 05h01 - Atualizada em: 08/01/2021 - 08h24
Villa Francioni
Edson Machado, curador artístico, Daniela Freitas, diretora do conselho da Villa Francioni, e Alceu Bett, um dos artistas convidados para assinar o rótulo dos vinhos. (Foto: Divulgação)

A Villa Francioni, vinícola em São Joaquim, Serra Catarinense, convidou seis artistas contemporâneos brasileiros para criar os rótulos do vinho Cabernet Franc, lançado esta semana e que já está chegando no mercado. De uma safra nobre, o vinho terá seis rótulos diferentes, produzidos por Alceu Bett, Britto Velho, Evandro Schiavone, Luciano Martins, Sergio Canfield e Tereza Martorano. A produção do novo vinho foi realizada em comemoração aos 15 anos da vinícola, celebrado em dezembro de 2020.

Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia.

Vinhos artistas Villa Francioni
Os apreciadores do Cabernet Franc poderão comprar os exemplares individualmente ou em caixa com as seis unidades, cada qual com um rótulo diferente.
(Foto: )

“É uma coleção de arte, com pinturas impactantes e ao mesmo tempo delicadas, em perfeita harmonia com o Cabernet Franc”, diz o curador do projeto Edson Machado.

Conforme o enólogo Nei Rasera, o novo vinho ficou 14 meses em barris de carvalho francês e está há um ano e meio envasado. Segundo ele, o Cabernet Franc é um vinho de rubi intenso, ainda muito vivo, com notas de frutas vermelhas, com um leve toque mentolado e bem integrado à madeira. E é da madeira – explica Nei – que derivam os aromas de baunilha, chocolate branco, chocolate amargo, um pouco de tabaco e especiarias. “Vinho de corpo médio com ótima acidez”, diz. O tempo de guarda do novo vinho é de aproximadamente 15 anos e ele combina com massas e carnes vermelhas pouco condimentadas.

O Cabernet Franc é o primeiro tinto varietal da linha Villa Francioni, ou seja, é um vinho elaborado com um único tipo de casta de uva e é da safra de 2017, considerada uma das melhores da década.  Para Daniela Freitas, diretora do conselho da VF, “o bom vinho é uma obra de arte e, por isso, lançar Cabernet Franc, vinho tão especial, em parceria com artistas consagrados, é uma forma de comemorar os 15 anos dos primeiros vinhos e agradecer os clientes que temos em todo o Brasil e também no exterior”.

O rótulo de Alceu Bett, artista visual, cineasta, fotógrafo e produtor cultural,  tem um ritmo vibrante das pinceladas, e sinaliza a modernidade e o movimento frenético de nossos tempos, a complexidade de nossos desejos, tudo sob a harmonia e esperança de nossos gestos, na pintura do artista. Bett, de 1972, reside em Joinville, é pintor autodidata.

Gerson Junior

Colunista

Gerson Junior

Gerson Junior mantém você informado sobre a agenda cultural de Joinville e região. Os melhores shows, espetáculos, exposições e opções de lazer e diversão estarão neste espaço.

siga Gerson Junior

Gerson Junior

Colunista

Gerson Junior

Gerson Junior mantém você informado sobre a agenda cultural de Joinville e região. Os melhores shows, espetáculos, exposições e opções de lazer e diversão estarão neste espaço.

siga Gerson Junior

Mais colunistas

    Mais colunistas