Crianças e jovens do Brasil, entre 7 e 16 anos, que queiram estudar música orquestral podem participar do processo seletivo do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, localizado em Joinville.
Continua depois da publicidade
Neste ano, por causa da pandemia, na primeira etapa eliminatória de inscrição, é obrigatório o envio de um vídeo da criança tocando o instrumento desejado. Não serão aceitas inscrições sem o envio do vídeo. Os candidatos pré-selecionados serão chamados para um encontro presencial, respeitando todos os protocolos de segurança, para avaliar o grau de conhecimento musical do candidato, seu interesse específico por um instrumento e sua aptidão, além de entrevista com a presença do responsável para conhecer aspectos da criança e de seus familiares que possam ser relevantes para o sucesso dos cursos.
Os cursos oferecidos pelo Musicarium têm o objetivo principal de formar a base para a constituição de orquestras de alta performance. Atualmente, o Musicarium tem 200 alunos e já conta com uma Orquestra Infantojuvenil formada por 55 crianças e jovens. A proposta é em 2025 lançar a Orquestra Juvenil e em 2030 a Orquestra Filarmônica Brasileira.
“Queremos crianças e jovens que queiram seguir carreira em música orquestral. Em nossa academia os cursos têm duração de cerca de nove anos. Preparamos músicos de excelência e cidadãos éticos e comprometidos para o futuro”, declara Sérgio Ogawa, Diretor Presidente e Maestro do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.
Continua depois da publicidade
A lista dos aprovados será divulgada em 3 de fevereiro de 2021. As aulas iniciam dia 23 de fevereiro.
Para mais informações, acesse: www.musicarium.org.br