nsc

publicidade

Laine

DONA FULANA 

Livro resgata histórias de benzedeiras e benzedores de Florianópolis

Compartilhe

Por Laine Valgas
16/08/2019 - 06h35 - Atualizada em: 16/08/2019 - 10h43
Benzedeiras e benzedores.
Foto: Divulgação

Dona Fulana morreu e levou consigo tudo o que aprendeu? Esta é a pergunta que dá título à obra da antropóloga Marta Magda Antunes Machado e da fotógrafa Virginia Maria Yunes. O livro, que será lançado no dia 24 de agosto, em Santo Antônio de Lisboa, na Casa Açoriana, às 16h, traz contos e fotografias sobre benzedeiras e benzedores da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis.

Resultado da parceria das duas pesquisadoras de diferentes áreas de atuação profissional e artística, "a obra procura ser uma resposta contemporânea para o conhecimento, o registro e a salvaguarda das narrativas, das práticas de benzedura e dos modos de vida locais dessas figuras populares nos diversos bairros da cidade", dizem as autoras.

Os contos e as fotografias descrevem e retratam em detalhes como são as benzeduras, as moléstias às quais elas atuam como uma alternativa de cura e os contextos em que as mulheres e os homens de reza exercem o seu saber e poder pelo gesto de abençoar e afastar os males da alma e do corpo, protegendo a vida e servindo em favor da saúde e felicidade das pessoas, dos animais, da natureza e das suas comunidades.

Mais informações pelo telefone (48) 99616-7745 ou o e-mail olgateresinha@gmail.com.

Deixe seu comentário:

publicidade