nsc
nsc

LEITE 

Procura-se doadoras de leite materno

Compartilhe

Laine
Por Laine Valgas
20/05/2020 - 06h00
leite
(Foto: )

Você sabia que uma das cores de maio é o branco? Sim: um mês dedicado a ações voltadas a Doação de Leite Humano, para incentivar mulheres que amamentam a doarem leite materno em benefício dos bebês prematuros ou de baixo peso (menos de 2,5 kg), internados em UTI neonatal e que não podem ser amamentados diretamente no seio da mãe. 

Doar leite materno humano é um gesto que salva vidas: ele é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe.

O melhor alimento!

Todos os anos aproximadamente 150 mil litros de leite materno humano são coletados, processados e distribuídos aos recém-nascidos de baixo peso que estão internados em unidades neonatais de todo o Brasil. Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado.

Por isso, os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a sua doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

leite
(Foto: )

Como doar

A mãe que quiser doar, pode ligar para os bancos de Leite Humano, das Maternidades Carmela Dutra em Florianópolis e Hospital Regional em São José, que serão passados todos os detalhes da doação. O hospital busca a doação de leite em casa, por menor que seja a quantidade. 

Santa Catarina possui 13 bancos de leite cadastrados na Rede Brasileira de Bancos de Lite Humano, ligada a Fiocruz, dos quais seis estão em unidade públicas de saúde. Toda mulher saudável que produz um volume de leite materno além do que o seu bebe precisa pode ser uma doadora. Pesquisas mostram o efeito protetor do leite humano pasteurizado em bancos de leite para os bebês prematuros, pois eles ficam mais protegidos de infecções.  

Para mais informações, mande mensagem de Whatsapp para os telefones (48) 99982- 2574 ou (48) 98427-6730.

Laine Valgas

Colunista

Laine Valgas

Quem faz a diferença e dá exemplo na Grande Florianópolis ganha destaque especial da Laine Valgas.

siga Laine Valgas

Laine Valgas

Colunista

Laine Valgas

Quem faz a diferença e dá exemplo na Grande Florianópolis ganha destaque especial da Laine Valgas.

siga Laine Valgas

Mais colunistas

    Mais colunistas