nsc
nsc

Lari na Cozinha

Receita de granola caseira é rápida e perfeita para incrementar o café da manhã

Compartilhe

Larissa
Por Larissa Guerra
10/09/2021 - 18h19
A granola caseira vai deixar seu café da manhã ainda mais gostoso
A granola caseira vai deixar seu café da manhã ainda mais gostoso (Foto: Arquivo Pessoal)

Como uma pessoa de hábitos bem diurnos, o café da manhã é pra mim a refeição mais importante do dia. Não que eu faça um super café da manhã todos os dias, mas gosto principalmente nos finais de semana de montar uma mesa mais caprichada, escolher umas comidinhas leves e saborosas. Se eu acordo mais tarde, então, o café já vira brunch e o dia acontece em torno da mesa da varanda.

Esta granola caseira é um dos meus vícios atuais. Eu amo granola feitinha em casa, tem todo um charme, uma malemolência que as granolas comuns do mercado não te dão. Fora que tendo essa receita como base, dá para ir fazendo mil combinações de oleaginosas, frutas secas e especiarias. Ela é bem rápida de fazer também, e se você guardar em um pote bem fechado, dura tranquilamente um mês. Mas eu duvido demais que você não consuma tudo em menos tempo.

Ingredientes:

350g de aveia em flocos

30g de pepita de girassol

50g de castanhas, nozes ou amêndoas (aqui usei castanha do Pará e uma sobra de amêndoas que tinha em casa)

1 colher de chá de tempero sírio (se quiser, troque por canela, gengibre em pó, noz moscada, etc)

1 col (chá) de sal

3 bagas de cardamomo a gosto

1/2 xícara de mel ou melado

1/4 xícara do óleo da sua preferência

50g de frutas secas da sua preferência (usei uva passa branca) 

Preparo:

Coloque a aveia, as pepitas de girassol, as castanhas, o sal e o os temperos em pó em um recipiente. Para usar o cardamomo, aqueça as bagas em uma panela. Abra-as e amasse as sementes. Coloque no recipiente. 

Adicione o mel e o óleo e misture bem. Espalhe a granola em uma forma retangular e asse em forno pré-aquecido a 200 oC por 15 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno, mexa a granola para que os grãos que estavam por baixo passem para a superfície. Leve novamente o forno e asse por mais 15 min ou até dourar. 

Para finalizar, retire do forno e com uma colher, vá soltando a granola do fundo da forma. Depois acrescente as frutas secas que você escolheu. Deixe esfriar e depois guarde em um pote bem fechado.

Larissa Guerra

Colunista

Larissa Guerra

A comunicadora da Atlântida Blumenau e chef de cozinha Larissa Guerra traz receitas deliciosas e simples para fazer em casa. Toda semana um prato diferente para você testar e arrasar na cozinha.

siga Larissa Guerra

Larissa Guerra

Colunista

Larissa Guerra

A comunicadora da Atlântida Blumenau e chef de cozinha Larissa Guerra traz receitas deliciosas e simples para fazer em casa. Toda semana um prato diferente para você testar e arrasar na cozinha.

siga Larissa Guerra

Mais colunistas

    Mais colunistas