nsc
    nsc

    Temporada

    Frio aquece turismo de luxo em Santa Catarina

    Compartilhe

    Leo
    Por Leo Coelho
    19/06/2020 - 07h00 - Atualizada em: 19/06/2020 - 14h09
    Ponta da Piteira oferece simplicidade e sofisticação (divulgação)
    Ponta da Piteira oferece simplicidade e sofisticação (divulgação)

    O turismo de luxo em Santa Catarina está retornando suas atividades – e com muito sucesso.

    O Estado possui quase 4 mil pousadas e hotéis. Somente na serra catarinense, existem 271 locais que estão aptos para receber turistas ou visitantes. O levantamento de dados é feito pela Santur, com a base da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, a JUCESC.

    Na Serra Catarinense são mais de 27 mil empregos que estão ligados ao turismo.

    Para atender todas as normas de saúde, foram criados três guias pela Santur, com base em portarias da Secretaria do Estado da Saúde (SES).

    Hospedarias tradicionais, como a Ponta da Piteira, em Ibiraquera, estão com suas lotações de finais de semanas quase esgotadas até o mês de outubro.

    Desde que abriu, em maio, a Ponta da Piteira está com 86% de ocupação.

    As reservas estão sendo feitas com antecedência média de 45 dias. 

    Banheira de hidromassagem realça o visual da Lagoa de Ibiraquera
    Banheira de hidromassagem realça o visual da Lagoa de Ibiraquera
    (Foto: )

    Os proprietários da hospedaria ainda oferecem descontos especiais para hóspedes que levarem alimentos não perecíveis para a comunidade local. Além disso, durante os três meses de promoção, o empreendimento irá doar 1% do faturamento para o hospital São Camilo, em Imbituba. O resultado está sendo tão positivo que os empresários estão certos que a promoção deve se tornar permanente.

    FRIO AQUECE O TURISMO DA SERRA

    A grande novidade desta temporada na serra catarinense é o Caminho das Nuvens Brasil.

    Construída na beira de um penhasco – com uma vista fantástica – a pousada está localizada a 2.1 km de Morro do Costão do Frade na charmosa cidade de Bom Retiro.

    Cabana Penhasco comporta até quatro casais
    Cabana Penhasco comporta até quatro casais
    (Foto: )

    O local, que fica ao lado do município de Urubici, foi recém inaugurado e já alcançou um sucesso absoluto. Durante os fins de semana, todas as três cabanas já estão reservadas até o mês de outubro, restando poucas datas nos dias de semana. 

    Visual da serra catarinense até na hora do banho
    Visual da serra catarinense até na hora do banho
    (Foto: )

    RETOMADA

    Com as operações suspensas temporariamente desde março, por conta da COVID-19, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, localizado em uma das mais belas praias do litoral brasileiro, na Baía de Ganchos, atualiza sua cartilha de protocolos de segurança e sanitização - uma vez que os critérios do hotel sempre cumpriram máximas de higiene -, para reabrir suas portas aos hóspedes a partir do dia 1° de agosto.

    Conhecido pela exclusividade e privacidade, o hotel possui um número restrito de acomodações, distanciadas uma das outras – fatores que também vêm sendo considerados na busca por viagens. Outras práticas se unem aos já conhecidos critérios de sanitização, como, por exemplo, o uso de máscaras, o espaçamento entre as mesas do restaurante e a completa higienização dos veículos de transfer. 

    Artistas como Paul McCartney e Beyonce escolheram a Ponta dos Ganchos para curtir momentos de paz
    Artistas como Paul McCartney e Beyonce escolheram a Ponta dos Ganchos para curtir momentos de paz
    (Foto: )

    Pensando na procura por estas escapadas curtas, o Ponta dos Ganchos apresenta opções de mini-estadias, que incluem até três noites de hospedagem aliadas a propostas românticas e gastronômicas – estes, diferenciais que tornaram o hotel uma referência, seja em servir pratos impecáveis, ou proporcionar experiências românticas inesquecíveis, como os pedidos de casamento na "Ilha do Sim".

    Casais escolhem o empreendimento catarinense para celebrar mini wedding
    Casais escolhem o empreendimento catarinense para celebrar mini wedding
    (Foto: )

    O retorno gradual do turismo no Brasil, segundo as previsões do mercado, está indicada para acontecer no 2º semestre.

    E com as incertezas quanto à abertura das fronteiras internacionais, os destinos domésticos surgem como opção para as primeiras escapadas após meses de isolamento social e confinamento.

    A previsão inicial serão as viagens mais curtas, de fim de semana, feitas de carro até um raio de 300 km de distância. Essa é uma tendência que já vem se observando, por exemplo, em países da Europa, como França e Espanha, que aos poucos estão voltando à normalidade nesta fase pós-pandemia.

    A prova disso é que no último fim de semana, por exemplo, muitos catarinenses percorreram cerca de 400 km até a serra gaúcha.

    Entre eles estavam o fisioterapeuta Ismael Gomes, acompanhado da sua esposa Maria Gomes. Os dois foram renovar os votos do casamento. 

    Já a empresária Mariana Cafaro, proprietárias de duas redes de salão de beleza em Florianópolis, aproveitou para celebrar – com o namorado – o aniversário em Gramado.

    Mariana Cafaro foi celebrar seu aniversário em Gramado
    Mariana Cafaro foi celebrar seu aniversário em Gramado
    (Foto: )

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas