nsc
    nsc

    DESEJO 

    Youtuber! A profissão que proporciona poder aos jovens, mas que exige responsabilidade

    Compartilhe

    Leo
    Por Leo Coelho
    19/05/2020 - 11h06 - Atualizada em: 19/05/2020 - 12h42
    Felipe Neto é referência nas redes sociais
    Felipe Neto é referência nas redes sociais. (Foto: Felipe Neto / Reprodução)

    Nessa segunda-feira à noite (18), procurei extrair – ao máximo – a essência de Felipe Neto no Roda Viva, um dos programas mais tradicionais de entrevistas do Brasil. Artistas, filósofos, presidentes da república e os maiores nomes da economia e da sociedade já estiveram no centro da sabatina mais relevante do nosso país.

    Figura super comentada nas redes sociais, o youtuber – com mais de 38 milhões de seguidores – tem inteligência de sobra e uma habilidade acima do normal no quesito: comunicação. Porém sua relevância vai além de números e desenvoltura. Felipe Neto é um pensador – que descreve com exatidão – essa nova geração.

    Numa rápida comparação com Jair Bolsonaro, que se elegeu presidente da república ganhando destaque e notoriedade através das redes sociais, Felipe Neto alcança – muitas vezes – mais pessoas que o próprio Bolsonaro na internet.

    Neto iniciou no YouTube no ano de 2010, o que o torna um veterano nessa poderosa ferramenta. Com apenas 32 anos o jovem é um fenômeno. Empresário, escritor e comediante, Felipe alcançou um lugar de destaque no país que, provavelmente, pouquíssimas pessoas irão conquistar nos próximos tempos.

    Agora, em 2020, o comunicador revela mais maturidade, tornando-se uma figura com fortes credenciais para analisar a atual política brasileira. Essa responsabilidade é fundamental para esses personagens que habitam a rotina das novas gerações.

    Felipe Neto é um pensador da nova geração
    Felipe Neto é um pensador da nova geração
    (Foto: )

    Desde que a pandemia do novo Coronavírus foi anunciada no Brasil, a visibilidade de muitos influenciadores digitais aumentou por conta do aumento do consumo por informação, conteúdos e entretenimento pela população. A resposta a essas iniciativas já aparecem em forma de aumento no engajamento de seguidores e nas novas propostas das marcas patrocinadoras.

    Um estudo recente, feito pela Squid, empresa especializada em marketing de influência, aponta que o engajamento dos usuários no Instagram tem aumentado com a chegada do vírus ao Brasil. O estudo revela que, comparando esse período de pandemia com os mesmos dias no ano passado, houve um aumento de 24% na taxa de engajamento e 27% no alcance efetivo da ferramenta de 'stories' da rede.

    O Youtube também mostrou um grande aumento de consumo. Em uma pesquisa autodeclarada da plataforma, cerca de 40% da população brasileira afirmou acessar mais de 3 horas por dia vídeos no aplicativo, desde o início da pandemia. O estudo também revela que os conteúdos mais acessados são filmes, séries e humor, gastronomia e receitas, educação e cursos, exercício físicos, conteúdo infantil, entretenimento e notícias. O termo “Em casa” do Youtube, que consta vídeos e lives apoiando a permanecia das pessoas em casa nesse período de pandemia, cresceu 123% de janeiro a março desse ano.

    De acordo o estudo feito pela Squid, os influencers digitais e youtubers tem o poder de auxiliar nas escolhas e atitude das pessoas por meio dos conteúdos que passam aos seus fãs, ou seja, eles têm um papel muito importante na comunicação digital, principalmente com os mais jovens que acabam sendo mais influenciados. Nesse sentido, esses perfis do Instagram ou do YouTube podem não apenas disseminar o entretenimento, mas também informações importantes sobre a pandemia, bem como mensagens positivas.

    Com a pandemia a economia mundial sofreu quedas drásticas. Quem mais sofre com este tipo de situação são empresários de micro e pequeno porte, além de autônomos, principalmente, do setor de serviços. Pensando em auxiliar esses empreendedores, Morgana Santana iniciou em suas redes sociais a divulgação destes profissionais, de forma gratuita, para auxiliá-los a passar por este momento, mostrando seus produtos e serviços.

    Morgana Santana tem apenas 21 anos e já se tornou referência no mundo digital
    A catarinense Morgana Santana tem apenas 21 anos e já se tornou referência no mundo digital
    (Foto: )

    Além disso, a comunicadora está produzindo materiais especiais para suas redes sociais, com o intuito de trazer mais entretenimento aos seus fãs. Morgana Santana é youtuber, nascida em Itapema, mas atualmente mora em Indaial. Com apenas 21 anos, Morgana conta com mais de 3 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e mais de 800 mil seguidores no Instagram. Seu canal recebe uma média de 12 milhões de visualizações mensais. Santana também é empresária, possuindo sua própria marca de roupa. Com tanta visibilidade, descobrimos que nesse ano a catarinense está planejando lançar uma websérie.

    Morgana Santana deverá lançar, em breve, uma websérie
    Morgana Santana, natural de Itapema, deverá lançar, em breve, uma websérie
    (Foto: )

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas