nsc
    nsc

    Negócios

    Projeto que ajuda a transformar ideias em negócios está com inscrições abertas

    Compartilhe

    Lisandra
    Por Lisandra Oliveira
    14/01/2020 - 18h20 - Atualizada em: 14/01/2020 - 18h19
    Divulgação/All Press Comunicação/Os candidatos selecionados vão receber capacitação de graça para ajudar a transformar os projetos em negócios
    Divulgação/All Press Comunicação/Os candidatos selecionados vão receber capacitação de graça para ajudar a transformar os projetos em negócios

    Criado em 2016 como um projeto de pesquisa do Laboratório de Design da Universidade Federal de Santa Catarina, (UFSC) e com o objetivo de estimular o surgimento de startups na área de economia criativa, o Cocreation Lab, uma pré-incubadora de ideias, está com as inscrições abertas até o dia 20 deste mês em mais de 10 cidades para a participação no projeto. Entre elas, Joinville, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul.

    Os candidatos que tiverem as suas ideias selecionadas vão receber gratuitamente, durante cinco meses, apoio para ajudar a transformar os projetos em negócios. Dentro de ambientes colaborativos e que estimulam a criatividade, os participantes têm acesso a mentorias, palestras, workshops e networking para transformarem os planos em realidade. Para participar, os interessados devem se inscrever em cocreationlab.com.br/editais.

    Idealizador da metodologia que está ajudando a expandir o Cocreation para outras cidades catarinenses, o professor Luiz Salomão Ribas Gomez conta que o ecossistema tem diversas incubadoras e aceleradoras de startups, mas que a maioria dos projetos que chegava nesse estágio ainda não tinha maturidade suficiente para ser acelerado. “Percebemos esse problema e concluímos que era preciso atuar num momento anterior, que é quando a pessoa identifica a oportunidade, mas ainda precisa percorrer um caminho até transformá-la em um negócio viável”, disse. Foi nesse processo que nasceu o modelo atual do projeto.

    Desde a fundação, já passaram pelo Cocreation cerca de 100 projetos, dentre eles a Smart Tour Brasil, iniciativa que visa a criação de rotas turísticas inteligentes com uso de tecnologia. O Empreendimento conquistou o Prêmio Nacional do Turismo 2019 na categoria Inovação Tecnológica. O programa tem apoio do Sebrae e da Fundação de Amparo à Tecnologia de Santa Catarina (Fapesc), via Projeto NaSCer.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas