nsc
    nsc

    Transição

    Arquiteto Marcel Virmond Vieira é escolhido como secretário de Desenvolvimento de Joinville

    Compartilhe

    Loetz
    Por Loetz
    18/12/2020 - 19h13 - Atualizada em: 18/12/2020 - 19h15
    secretário defende a necessidade de resgatar e reconstruir os grupos integrados de planejamento
    Secretário defende a necessidade de resgatar e reconstruir os grupos integrados de planejamento (Foto: Novo/ Divulgação)

    O arquiteto e urbanista Marcel Virmond Vieira é o profissional que vai assumir a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud). O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (18), pelo prefeito eleito Adriano Silva.

    O secretário foi aluno do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, pesquisador e bolsista do CNPQ e fez estágio na Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (ACIJ – HWK).

    > Governo Adriano tem dez secretários definidos para a prefeitura de Joinville

    Participou de missão técnica sobre redes de equipamentos públicos de saúde em Paris, na França, e de sistemas de transporte coletivo BRT, na Colômbia. É especialista em desenvolvimento urbano e em gerenciamento ambiental e é professor titular de diversas cadeiras dos cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores.

    Marcel atuou em toda a sua carreira com Arquitetura e Urbanismo com escritório próprio, professor e como funcionário público, onde foi arquiteto concursado na Seinfra, diretor executivo do IPPUJ e na Seplan, e consultor na SDR.

    Entre os projetos arquitetônicos assinados para a iniciativa privada estão Embraco, Tupy, Salfer e Ciser, institucionais como teatros, Centreventos, Bolshoi, estações e escolas.

    > Adriano Silva mantém Jean Rodrigues na Secretaria de Saúde de Joinville Tem experiência na criação e gestão de planos como BNDES, Fonplata, BID, Prodetur Sul, Costa do Encanto, PROEP, Badesc, Vale Verde.

    O arquiteto e urbanista também tem forte atuação em instituições sociais como o Instituto de Arquitetos do Brasil, foi presidente do Núcleo em Joinville e vice no estadual, membro fundador do Bolshoi e atual conselheiro, além de participar de diversos conselhos da comunitários.

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

    Para a condução da secretaria, Marcel considera a reestruturação do planejamento físico territorial e urbano de forma integrada, transversal e multidisciplinar.

    O secretário defende a necessidade de resgatar e reconstruir os grupos integrados de planejamento abrangendo infraestrutura, trânsito, segurança e meio ambiente envolvendo operadores, concessionários de serviços e usuários.

    Ao mesmo tempo, quer resgatar o relacionamento com as instâncias de planejamento estaduais e federais e o relacionamento com os bancos de fomento para poder alavancar os recursos para implantação de obras estruturantes.

    — Precisamos reduzir a burocracia, automatizar procedimentos e ampliar a autonomia ao cidadão em licenciamentos para trazer um maior número de empreendedores para a formalidade.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas