publicidade

Loetz

Economia

Bolsonaro deve sancionar projeto de lei que cria a Empresa Simples de Crédito

Compartilhe

Por Loetz
24/04/2019 - 05h45 - Atualizada em: 24/04/2019 - 05h45
(Foto: Pixabay)

O presidente Jair Bolsonaro vai sancionar, nesta quarta-feira, o projeto de lei complementar 420, que cria a Empresa Simples de Crédito (ESC). A proposta deve facilitar o acesso e baratear o custo de financiamentos aos pequenos negócios, como as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais.

Conforme pesquisa realizada pelo Sebrae em 2018, para 51% dos empresários do segmento, a redução dos juros seria a principal medida para facilitar a tomada de empréstimos, enquanto que para 17% a diminuição da burocracia seria outra maneira de aproximar o setor dos bancos.

Sem tarifa

Com a sanção, a tendência é que seja ampliada a competição com os bancos e a oferta de financiamento para quem os bancos desprezam as grandes instituições bancárias não atuam. A ESC poderá atuar com operações de empréstimo e desconto de títulos de crédito, mas só poderá emprestar dinheiro com capital próprio, sem captar recursos de terceiros para emprestar mais. Uma Empresa Simples de Crédito também estará proibida de cobrar qualquer tarifa, e o limite de faturamento será de no máximo R$ 4,8 milhões por ano.

Deixe seu comentário:

Cláudio Loetz

Loetz

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

claudio.loetz@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade