O ex-deputado Gelson Merísio vai morar em Joinville. Em no máximo 30 dias encaminha a mudança para o município que tem o maior colégio eleitoral de Santa Catarina, onde vai trabalhar na iniciativa privada. "Sou graduado em Administração de Empresas, e até os 40 anos de idade trabalhei na iniciativa privada, e em meus negócios", diz o político.

Continua depois da publicidade

Mas, claro, como a política está no sangue há 15 anos, o candidato derrotado nas urnas para governador, em outubro, com extensa atuação parlamentar focada nas região Oeste – sua base eleitoral original –  agora vai em busca de uma reoxigenação também neste campo. 

Ele explica à coluna: 

– Minha relação com os empresários de Joinville e o desempenho eleitoral na maior cidade do Estado foram muito bons e me abre portas.  Isso me dá legitimidade para construir um projeto (político) local. 

(Merísio fez 73.265 votos na cidade de Joinville: 24,04% do total).

Continua depois da publicidade

A fala sinaliza a lógica probabilidade dele vir a transferir seu domicílio eleitoral para Joinville, e, então se habilitar a disputar eleições futuras. Ele não explicita os planos, agora, mas o pleito de 2020, para prefeito será o primeiro no horizonte temporal.

Mas, cauteloso, evita criar fato novo e provocar polêmica a 16 meses do prazo para apresentação de candidaturas:

– Não estou indo para  para ser candidato, mas para ser agente da cena, até porque somos dirigentes partidários. E Joinville é a maior cidade do Estado.