nsc
nsc

Micro e pequenas empresas

Empresária de Joinville assume presidência da Fampesc e define prioridades

Compartilhe

Loetz
Por Loetz
04/02/2021 - 08h32
Rosi Dedekind, de Joinville
Rosi Dedekind, de Joinville, foi eleita em dezembro (Foto: Divulgação)

A hoteleira Rosi Dedekind, de Joinville, foi eleita em dezembro, e assume, nesta quinta-feira (4), o comando da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc) para mandato completo até 2023.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Na condição de vice-presidente, ela já preside a entidade interinamente, em substituição a Alcides Andrade, que, há vários meses passou a coordenar programa da Confederação Nacional de Micro e Pequenas Empresas voltado ao associativismo 4.0.

A líder empresarial, com várias passagens em órgãos e instituições ligadas ao empreendedorismo e ao turismo, analisa a situação das micro e pequenas empresas: - estão reagindo, apesar da crise. No ano passado elas criaram 193 mil postos de trabalho em todo o país.

Qualificação e reformas estruturantes

Rosi vai liderar equipe com atuação focada em dois pontos: qualificação dos empreendedores no momento de transformação tecnológica; e continuada luta por reformas estruturantes.

- Quem não se adaptar vai ficar pelo meio do caminho. Principalmente os novos empreendedores, aqueles que perderam emprego com carteira assinada, e se tornaram empresários por necessidade. Eles precisam de apoio.

Outras prioridades

A presidente das Fampesc ainda elogia o programa Pronampe, e diz que precisa ter continuidade. Repete queixa antiga dos empresários em relação à burocracia para abertura de negócios.

No plano tributário, pede revisão do Simples trabalhista, porque a carga de tributos incidentes sobre pequenos negócios é semelhante àquela cobrada de grupos grandes. No contexto nacional, Rosi diz que são essenciais as reformas administrativa e tributária.

Rosi Dedekind presidiu a Ajorpeme e comandou o Conselho Municipal de Turismo de Joinville, entre outros cargos ocupados.

Leia também

> Startup Juntos Somos Mais faz aquisição e planeja captar R$ 300 milhões com fundos de investimento

> Empresa de São Bento do Sul faturou R$1,3 bilhão em 2020

> Corretora de Joinville cresce e vai abrir filial a São Paulo

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Mais colunistas

    Mais colunistas