Joinville é a 72ª melhor cidade do Brasil para se fazer negócios, segundo o ranking de 2018 da respeitada consultoria Urban Systems, que pelo quinto ano seguido publica amplo estudo de abrangência nacional sobre o tema. Joinville obteve 11,08 pontos de 26 possíveis. Em 2017, a cidade aparecia no 52º lugar. Em 2018, nenhuma cidade de Santa Catarina figura entre as 20 melhores do país. Florianópolis, a mais bem posicionada, está na 24ª colocação. Em 2017, era a sexta. Além da Capital e da cidade mais rica do Estado, Santa Catarina conseguiu incluir apenas outras sete entre as cem primeiras neste ano. Da lista das catarinenses, somente Blumenau e Jaraguá do Sul melhoraram (pouco) no ranking

Continua depois da publicidade

O levantamento analisou 310 municípios de todos os Estados que têm mais de 100 mil habitantes. Juntos, eles representam 70,4% do PIB nacional, reúnem 62% das empresas em atividade no país, respondem por 72,6% dos empregos formais e somam 56,5% da população brasileira.

Fator positivo

Na decomposição por fator analisado, Joinville surge na 30ª colocação no quesito desenvolvimento econômico neste ano. Aí são analisados dados oficiais, como crescimento do valor adicionado do PIB; renda per capita; saldo de empregos; crescimento do número de microempreendedores individuais; e diversidade econômica. Joinville é o terceiro PIB do Sul do Brasil, atrás de Curitiba e Porto Alegre, capitais de Estados. A recuperação do nível de emprego no último ano ajudou a marcar ponto positivo para a cidade. O conjunto desses itens relacionados garantiu a presença da cidade no ranking nacional geral, já que os dois outros elementos analisados – qualidade do capital humano e desenvolvimento social – jogaram Joinville para quase o fim da lista das cem melhores cidades para se fazer negócios.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Economia de SC pode ser uma das mais beneficiadas com a reforma da Previdência