nsc
    nsc

     Juros baixos favorecem setores de locação de veículos e varejo

    Compartilhe

    Loetz
    Por Loetz
    30/10/2019 - 12h00

    Análise de equipe técnica da XP Investimentos mostra quais setores econômicos e quais empresas poderão se beneficiar com um novo corte na taxa básica de juros brasileira, a Selic, que o Comitê de Politica Monetária vai promover nesta quarta-feira, dia 30 de outubro. A Selic deve cair de 5,5% ao ano para 5% ao ano.

    Diz o texto da XP:

    - Este é apenas um dos pilares da mudança estrutural, do ponto de vista dos investimentos, que o Brasil está vivendo. A aprovação da reforma da Previdência é outro, e já apontado como a melhor notícia econômica de longo prazo dos últimos anos no país.Atrelada à continuidade das reformas – tributária e administrativa – e também ao cenário de juros baixos, mudar a maneira de investir é fator chave para buscar boas rentabilidades.A porta está aberta para que os investidores, que sempre optaram pela renda fixa mais conservadora, acessem outros mercados. Um deles é a renda variável, para o qual seguimos otimistas.

    Nesse sentido, uma pergunta recorrente é como o tema de juros baixos por mais tempo impacta os investimentos na Bolsa. No geral, o principal impacto é a redução no custo de dívida das companhias. E, para mensurar esse efeito, é preciso analisar: (1) a parcela da dívida cujo custo é atrelado à Selic; e (2) o patamar de endividamento, que pode ser medido pelo indicador dívida líquida em relação ao EBITDA. Por ordem de grandeza, os setores mais beneficiados são locação de veículos, shoppings, elétrico e varejo. Por outro lado, vemos impacto reduzido para os setores de mineração e siderurgia, papel e celulose e alimentos e bebidas.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas