Navegue por

publicidade

Loetz

Educação

Ministro da Educação visita campus da UFSC em Joinville

Compartilhe

Por Loetz
19/10/2018 - 05h00 - Atualizada em: 22/10/2018 - 09h59
ministro
(Foto: )

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, esteve em Joinville nesta quinta (18) para conhecer as instalações do campus Norte da UFSC no Perini Business Park. O ministro assinou termo de liberação de verba de R$ 600 mil para investimento em equipamentos de laboratório do campus e participou do fórum de pró-reitores sobre planejamento e administração das universidades federais do Sul. Também visitou as instalações do parque empresarial e conheceu o projeto do Ágora Tech Park. 

Na foto, da esquerda para a direita: Cátia Regina da Silva Carvalho Pinto (diretora da UFSC Joinville), Ubaldo César Balthazar (reitor da UFSC), Rossieli Soares da Silva (ministro da Educação), Udo Döhler (prefeito de Joinville), Dalírio Beber (senador) e Marcelo Hack, CEO do Perini Business Park.

Sinal verde

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a venda da Embraco para o grupo japonês Nidec. A Embraco, que ainda pertence à multinacional norte-americana Whirlpool (já que o processo para autorizar a transação continua sujeito a aprovações em outros países), foi fundada em 1971 pelo empresário Wittich Freitag e está em atividades operacionais desde 1974, com produção de compressores para refrigeração. É um dos grandes fabricantes globais do setor. Possui também unidades na China, no México e na Eslováquia e emprega 11 mil funcionários. Em abril, a coluna contou, em primeira mão e com exclusividade, a venda da companhia para a Nidec. O negócio foi fechado por US$ 1,08 bilhão.

Auditoria e riscos

O sexto encontro do Grupo de Auditoria, Riscos e Compliance (Garc) de Santa Catarina será realizado nesta sexta-feira na empresa Duas Rodas, em Jaraguá do Sul. O Garc conta com 300 profissionais das áreas de governança de Santa Catarina, representando 77 empresas da região. As reuniões são trimestrais para a troca de experiências. Para formar mais gente na área, há o curso de pós-graduação em compliance, auditoria e riscos, ofertada pela Católica de Joinville. O maior índice de vulnerabilidades está nas áreas de compras, vendas, RH e financeiro.

Mudança de nome

Depois de oito anos no mercado, a Meus Pedidos, empresa de tecnologia com sede em Joinville, vai mudar de nome. O anúncio será feito durante o evento Alcance, encontro empresarial que acontece nos dias 23 e 24, na Expoville. Nos últimos meses, a empresa passou por um processo de concepção de propósito de marca, que consiste na definição de sua razão de existir. A companhia tem 5 mil clientes e 25 mil usuários.

Feira de logística

Uma das mais importantes feiras de logística do Brasil está marcada para Joinville. Na próxima semana, acontecerá a edição 2018 da Logistique – Feira de Logística e Negócios Multimodal de Cargas. Será entre os dias 23 e 25, na Expoville.

A otimização logística com a integração entre os modais é o tema central do evento, que terá 80 expositores apresentando soluções para toda a cadeia logística. Os principais players do transporte, comércio exterior, tecnologia da informação (TI) e gerenciamento da cadeia de suprimentos estarão presentes. Marcas como Aliança Navegação e Logística, Hamburg Süd, Volskwagen Ônibus e Caminhões, Arteris Litoral Sul, Infraero, Heli Empilhadeiras/Grupo Rech, Log-In Logística Intermodal vão se apresentar ao mercado.

Ainda integram a lista de expositores os quatro portos catarinenses: de Imbituba, São Francisco do Sul, Itajaí e Itapoá. Os organizadores esperam reunir 15 mil pessoas durante os três dias.

Dupla vitória

A Tupy foi vencedora em duas categorias do Prêmio Ser Humano, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC). O case "Construindo um time de alta performance" reúne as ações que resultaram no aumento de 43% na produção e na redução de refugo em 67%.

E o Espaço Saúde Tupy – EST, com formato de policlínica médica e que visa ao atendimento de atenção primária à saúde em mais de 20 especialidades, além de pronto-consulta, centro de fisioterapia e reabilitação, exames de imagens, coleta laboratorial e médico online. 

Investimento-anjo

A TiFlux, startup de Joinville que desenvolve um sistema de gestão para empresas e profissionais de TI, recebeu investimento da Taonga, criada por Marcelo dos Santos, ex-executivo da Datasul e Totvs – e da britânica Sage. Marcelo foi um dos sócios da Conta Azul e também tem participação na Treasy, outra startup de Joinville. Criada há pouco mais de um ano, a TiFlux vem crescendo de maneira expressiva. Tem 70 clientes e, segundo o CEO Márcio Jackson, a expectativa é dobrar o volume até o final deste ano, além de ampliar a equipe. Os recursos captados vão ser utilizados para acelerar a expansão. 

Leia também:

Polícia prende suspeito de ser mandante de assassinato em Joinville

Prefeitura não tem prazo ou metas para despoluição do rio Cachoeira, em Joinville

Deixe seu comentário:

Cláudio Loetz

Loetz

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação