nsc
nsc

Tecnologia

Nasce o Ágora Tech Park

Compartilhe

Loetz
Por Loetz
21/02/2018 - 06h53 - Atualizada em: 21/02/2018 - 09h43

No dia 28 será lançado o concurso para desenvolver o projeto arquitetônico de implantação e o prédio inaugural do Ágora Tech Park – parque tecnológico a ser instalado em uma quadra de 70 mil m² no Perini Business Park, em frente à nova sede da UFSC. O resultado do concurso deverá ser conhecido no final de maio, e as obras devem ficar prontas ainda neste ano.

O lançamento do concurso, na quarta-feira da próxima semana, é uma iniciativa do Join.Valle e do Perini para trazer ao município o conceito de human smart city. Na data também será realizado um painel com a presença de experts de inovação: o empresário de tecnologia Miguel Abuhab; o presidente da Conta Azul, Vinícius Roveda; e o presidente da Pollux e da Associação Brasileira de Internet Industrial, José Rizzo Hann.

Na antiga Grécia, as ágoras eram praças públicas onde as pessoas realizavam assembleias e aplicavam a justiça. O nome serve de analogia ao conceito da ágora digital, interação entre os cidadãos em tempo real por meio de ferramentas digitais, celebrando novas formas de comunicação.

Oxford quer crescer 42% até 2021

Oxford
(Foto: )

A Oxford, de São Bento do Sul, maior fabricante de porcelanas e cerâmicas de mesa das Américas, planeja crescer 42% até 2021, comparativamente ao desempenho apurado em 2017. Para atingir a meta, vai ampliar o seu portfólio de produtos. Além de itens de mesa, passará a oferecer novas opções de produtos relacionados a cozinha, preparo e armazenamento de alimentos, afirma o diretor Antônio Marcos Schrot. No ano passado, as vendas líquidas da companhia somaram R$ 213 milhões e o faturamento bruto foi de 333 milhões, com alta de 12,5% em relação a 2016. Parte desse faturamento vem da filial de São Mateus, no Espírito Santo: a unidade fabrica 16,5 milhões de peças por ano.

Novas linhas

Nesta semana, a companhia lança novas linhas de produtos na Home & Gift Abup, feira de decoração e utilidades domésticas que ocorre em São Paulo. Entre as novidades estão assadeiras, potes para armazenamento de alimentos com fechamento hermético, tábuas de madeira para petiscos e chaleiras de cerâmica. E também está apresentando a mais nova e resistente linha de cristais, a Oxford Alumina Crystal.

Coreana prospecta

A empresa Korea System Business, KSB, prospecta Santa Catarina para possível investimento na instalação de um parque fabril no Estado. A empresa atua no desenvolvimento de tecnologias que garantem eficiência energética, como equipamentos de LED e para a produção de energia fotovoltaica. O projeto foi apresentado ao governador em exercício Eduardo Pinho Moreira. Foi uma primeira conversa.

Lobby oficializado

O Ministério do Trabalho oficializou o lobby nesta semana e agora já consta da Classificação Brasileira de Ocupações como “defensor de interesses”. As multinacionais e grandes empresas têm seus profissionais denominados relações institucionais ou relações governamentais exatamente com esta finalidade de cuidar dos negócios e de aspectos vinculados ao poder, especialmente em questões jurídico-fiscais.

Perto do poder

Rosilda
(Foto: )

Bem neste momento — coincidência — a consultora em relações governamentais da Hexa Consultoria, Rosilda Prates (foto), fez palestra a empresários de Jaraguá do Sul na reunião plenária da Acijs.

— É preciso olhar o governo como um parceiro, não como um inimigo. Acompanhar os direcionamentos políticos não é apenas necessário como fundamental – afirmou a especialista.

Falou da importância da interlocução com o governo nas questões de políticas públicas com o objetivo de melhorar o ambiente tributário, esmiuçando medidas políticas e reduzindo seus riscos, ampliando as oportunidades de investimentos.

Com juros

O comércio está radicalmente contra a ideia do Banco Central de acabar com o parcelamento de crédito na modalidade “sem juros”. A forma está arraigada entre os consumidores e é maneira predominante de se fazer negócios no país desde que o cheque ficou em desuso. As vendas a prazo no cartão “sem juros” representam mais da metade das vendas, mas é, do ponto de vista estritamente matemático, um engodo. Os juros estão embutidos quando o cliente não paga à vista. Aliás, as grandes redes de varejo induzem os clientes a fazer compras a prazo. Nos caixas, é comum se ouvir que “o sistema” impede dar desconto na compra à vista. Aí o consumidor opta por fazer o parcelamento “sem juros”. Neste momento, desconhecimento de causa e acomodação se juntam. No caso de se instituir o formato parcelado com juros como obrigatório, haverá mais sensatez. Claro que essa nova situação, se vier a ocorrer, poderá, no início, diminuir as compras. Afinal, a expressão “parcelamento com juros” arrepia o brasileiro já endividado.

Road show

A Kaitech Solutions, de Curitiba, fez recente road show em Joinville e outras cidades catarinenses para ampliar sua presença no mercado de Santa Catarina. A empresa desenvolve projetos e treinamentos a partir do Sistema Toyota de produção. O trabalho é focado em organização, padronização e eliminação de perdas.

Planejamento

A Unicred União fez encontro de planejamento estratégico da cooperativa em Foz do Iguaçu. Gustavo Loyola e Gil Giardelli falaram sobre cenário econômico e inovações tecnológicas.

Salários

A Hays vai lançar, no dia 2 de março, o documento “Análise de Tendências e Salários Brasil 2018”, um completo estudo sobre o mercado de trabalho no País. Foram entrevistados 2.900 líderes de empresas e profissionais. O estudo ainda trará tabelas de salários e estatísticas.

Investimentos

O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (que mede investimentos feitos pela indústria brasileira) apontou crescimento de 4,2% em dezembro, na comparação com novembro. O resultado acumulado em 2017 foi uma queda de 2%. O avanço verificado no último mês do ano passado refletiu o bom desempenho de dois de seus componentes: o consumo aparente de máquinas e equipamentos (alta de 4,2%) e da construção civil, com mais 2%.

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Mais colunistas

    Mais colunistas