nsc
    nsc

    Combustíveis

    Preço da gasolina vai subir em Santa Catarina

    Compartilhe

    Loetz
    Por Loetz
    31/01/2020 - 07h35 - Atualizada em: 31/01/2020 - 14h01
    Preço da gasolina vai subir (Foto: Diorgenes Pandini / NSC Total)
    Preço da gasolina vai subir (Foto: Diorgenes Pandini / NSC Total)

    O valor do litro da gasolina vai subir a partir deste sábado, dia 1 de fevereiro. A alta pode ser de 3 centavos por litro. O aumento é consequência da elevação do valor de alíquota de ICMS cobrado sobre os combustíveis por parte da Secretaria de Fazenda do governo do Estado e vários postos já avisam que vão repassar o custo. Em Joinville há 96 postos de combustíveis. O preço médio praticado nos estabelecimentos varia ao redor de R$ 4,25 a R$ 4,29, diz o Sindipetro, entidade representativa dos interesses da categoria.

    Na contramão, a Petrobras já reduziu valores – cobrados das distribuidoras – duas vezes neste mês de janeiro. Em 14 de janeiro, a Petrobras reduziu o valor da gasolina e do diesel em 3%, e, novamente, no dia 24 anunciou nova queda, esta de 1,5% para a gasolina e de 4% no diesel.

    Mas as grandes distribuidoras - Raízen, BR e Ipiranga – não diminuíram o valor quando de negociações de venda com os postos, diz o Sindipetro.

    Fazenda esclarece:

    Em nota, a Secretaria da Fazenda do governo do Estado afirma que o ICMS da gasolina no Brasil varia de 25% a 34%.

    - Santa Catarina tem o menor percentual, de 25%, desde que o imposto foi criado, em 1988. O valor do ICMS dos combustíveis é definido pelo preço médio ponderado ao consumidor final, atualizado pela diretoria de administração tributária da Secretaria de Estado da Fazenda.

    E segue:

    - O cálculo é feito semanalmente, a partir da média de preços nos postos de combustíveis. Portanto, se houve aumento, é porque na pesquisa de preço a média estava maior que na semana anterior. A alíquota permanece a mesma, 25%.".

    --

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas