nsc
nsc

Tecnologia

Tesla no Brasil? Marcos Pontes faz planos para trazer montadora a SC

Compartilhe

Loetz
Por Loetz
13/02/2020 - 10h04 - Atualizada em: 20/02/2020 - 10h48
(Foto: Divulgação)

Há um início de negociação na tentativa de atrair para o Brasil a fábrica de carros elétricos Tesla, montadora norte-americana de altíssimo padrão tecnológico, que vem revolucionando o setor nos últimos anos. A coluna apurou o fato, embora nem o governo, nem o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) - interlocutor junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia - confirmem o nome da montadora.

Freitas apenas diz que é uma das mais valiosas montadoras de carros que poderá abrir uma de suas unidades na América do Sul no prazo de até três anos. Na quarta-feira, dia 12, o deputado reuniu-se com o Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para traçar um planejamento na aproximação com a empresa, com o objetivo de que o governo federal mostre vantagens para viabilizar sua vinda para o Brasil. E, depois, se isso se concretizar, fazer os esforços para a fábrica se instalar em Santa Catarina.

Segundo o deputado, que é próximo do ministro Marcos Pontes, a intenção é formar uma comitiva brasileira, com a presença, até, do presidente Jair Bolsonaro, para visitar a sede da empresa, e apresentar a intenção da instalação de uma unidade no Brasil.

- O Brasil tem um campo tecnológico em constante crescimento, mão de obra qualificada. Além de uma grande oportunidade de abertura de mercado, atrairia uma empresa que investe em energia limpa, gerando emprego e renda para os brasileiros.

Daniel Freitas é o autor do projeto de lei 4285/2019 que pretende isentar de IPI e do imposto sobre importação os automóveis que tenham motor acionado, exclusivamente, por energia elétrica. A proposta também garante incentivos fiscais para veículos elétricos ou híbridos produzidos no Brasil. Ele isenta de IPI até o final de 2029 veículos de passageiro ou uso misto, as chamadas station wagons, com motor que funcione a partir de indução eletromagnética ou híbridos, bem como baterias fabricadas para esses veículos.

Deixe seu comentário:

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Últimas do colunista

Loading interface...
Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Mais colunistas

    Mais colunistas