nsc
    nsc

    Empreendedorismo

    Três municípios catarinenses estão entre os 100 melhores para empreender

    Compartilhe

    Loetz
    Por Loetz
    28/01/2021 - 13h03
    Vista aérea de Joinville
    Joinville já ocupa a quarta posição no quesito inovação (Foto: Maykon Lammerhirt / A Notícia)

    Florianópolis, Joinville e Blumenau aparecem no ranking de cidades mais empreendedoras do país, segundo estudo da Endeavor e Escola Nacional de Administração Pública, a Enap. Na lista dos cem maiores municípios, a capital do Estado aparece na segunda colocação geral, com 8,17 pontos, atrás, apenas, de São Paulo, que marcou 95 de 10 possíveis.

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

    Entre os dez melhor colocados estão Osasco, Vitória, Brasília, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Jundiaí, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Joinville surge na 16 posição, com nota 7,09 e Blumenau na de número 17, com 6,87.

    Florianópolis se destaca em dois critérios: inovação e capital humano, liderando o ranking nacional nos dois casos. Joinville vem melhorando sua posição no ranking e, neste ano, já ocupa a quarta posição no quesito inovação. No mesmo índice, Blumenau fica na posição de número 20. Joinville ainda é a 25 mais bem classificada no item capital humano, com Blumenau na 47 posição.

    > Governo estadual negocia linhas de crédito com Luxemburgo

    Quando se avaliou o acesso ao capital, Florianópolis é o sexto município mais bem posicionado, tendo Blumenau na 28 posição e Joinville, bem distante, na colocação de número 42 dentre os cem melhores do país. Já em infraestrutura, Joinville, na 30 colocação, fica, de novo, atrás das duas outras cidades catarinenses: Florianópolis em 15 lugar e Blumenau na 24 posição.

    Em dois critérios - ambiente regulatório - conjunto de leis e regras a orientar os empreendedores - e cultura empreendedora, Santa Catarina ainda deixa a desejar. Florianópolis é a 23 cidade no quesito ambiente regulatório, mas Joinville está apenas na posição 27 e Blumenau, pior, estagnou na 58 entre as cem cidades listadas no ranking.

    > Empresa de Joinville compra concorrentes em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

    Pior, mesmo, é a situação de SC quando o assunto é cultura empreendedora. Nossas cidades em destaque estão além da quinquagésima posição. Assim, Joinville, na de posição 55, é a mais bem classificada do Estado; Blumenau aparece na 86 posição, seguida por Florianópolis na 87 posição.

    Mais colunistas

      Mais colunistas