nsc

publicidade

Mário

PMSC

Banda da Polícia Militar de SC comemora 126 anos

Compartilhe

Por Mário Motta
20/09/2019 - 07h35
Banda da PM comemora 126 anos.
Banda Sinfônica da Polícia Militar de Santa Catarina. Foto: Divulgação

Embora a data oficial de fundação seja sábado, a Banda Sinfônica da Polícia Militar de Santa Catarina celebra seus 126 anos de existência logo mais, às 14h deste 20 de setembro, na sede do comando da PMSC em Florianópolis. Desde que foi criada, em 21 de setembro de 1893, está presente nos principais acontecimentos da história de Santa Catarina, testemunhando momentos díspares de alegria ou de tristeza, manifestações de louvor, comoção, patriotismo, civismo, devoção, erudição e comemoração, dentre tantas outras.

A existência da Banda da PMSC é, por questões históricas, condição essencial para a manutenção da ritualística prevista no cerimonial, seja ele militar ou não. É com ela que o governador do Estado recebe altas autoridades internacionais e, também por ela, que o povo catarinense se despede, nas cerimônias fúnebres, de importantes personalidades de nosso Estado. Além de destacar comemorações cívicas como o Dia da Independência e o Dia da Bandeira, a música entoada realça as solenidades cultivadas pela PM e abrilhanta os principais eventos das comunidades em que atua.

O Piano Catarinense, como é conhecida, incita o sentimento de patriotismo quando executa o Hino Nacional, e é a mesma que leva alegria e entretenimento às comunidades onde a corporação realiza programas de inclusão social. Em 2008, foi declarada patrimônio artístico e cultural do Estado de Santa Catarina.

Tive o privilégio de percorrer o Estado de Santa Catarina na década de 1990, apresentando diversos concertos de nossa Banda num projeto denominado Sinfonia na Praça, elaborado pelo saudoso Antonio Cabrera, na época diretor de marketing da RBS. Foi marcante.

Deixe seu comentário:

Mário Motta

Mário Motta

Mário Motta

Informação de relevância e opinião sobre o que acontece na Grande Florianópolis com todo o carisma e credibilidade de Mário Motta.

mario.motta@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade