Santa Catarina tem um sistema de transplantes de órgãos humanos considerado modelo no Brasil. As primeiras experiências começaram em 1999, quando o urologista Rogério Moritz dirigia o Hospital Celso Ramos. Cirurgião apaixonado pela profissão, sentia-se angustiado com o crescente número de doentes com problemas crônicos no sistema renal. Como não existiam doadores e muito menos espaço para transplantes, propôs a criação do sistema, com patrocínio do Sistema Único de Saúde. A então primeira-dama, médica Eliane Peressoni Vieira, transformou-se na madrinha do sistema, garantindo o apoio do governador Paulo Afonso.
Continua depois da publicidade
A campanha do grupo NSC “A vida com vida”, deflagrada nesta semana, chegou num momento mais que oportuno. Dados do SC-Transplantes, a entidade oficial que é exemplo no Brasil, revelam que aumentou em quase 20%, de março para abril, a lista de pacientes inscritos na fila para a realização de transplante de rim.
Nos três primeiros meses do ano eram 330 e agora são 392. Os pacientes que esperam a doação de fígado para transplantes passou de 23 para 34. Incluindo outros órgãos humanos, a lista passou de 529 doentes em março para 625 em abril.
Leia também: Campanha reforça necessidade de doações de órgãos
Ruído no PV
Deputado Ivan Naatz (PV) decidiu exonerar duas indicações políticas feitas pelo presidente estadual do Partido Verde, Guaraci Fagundes, que atuavam em seu gabinete. Motivo: o PV tem convenção em junho e está com as contas bloqueadas na Justiça Eleitoral desde 2016. Naatz tenta oxigenar o PV com novas filiações, mas Fagundes nega-se a liberar a senha para o registro de novas filiações.
Continua depois da publicidade
Lista OAB
O Conselho Estadual da OAB-SC elegu o últimos dois nomes para completar a lista sêxtupla a ser enviada ao Tribunal de Justiça, visando a nomeação de desembargador na vaga de advogados. Foram escolhidos os advogados Vinicius Braga e Richard de Lima. Já integravam a lista Osmar Nunes, Milton Baccin, Miltom Beck e Ezequiel Pires. Os dois novos membros substituem da lista original Alex Santore, que teve impugnação judicial, e Marcelo Ferreira, que desistiu.
Reflorestamento

O lançamento do Anuário Estatístico de Base Florestal de Santa Catarina marcou a posse da nova Diretoria da Associação Catarinense das Empresas Florestais, em Lages. O presidente Ali Ayoub (E) transmitiu a presidência ao sucessor Alex Wellington (D).
Maçonaria
Encontro da Confederação Maçônica Interamericana vai ser realizado hoje, no Hotel Majestic, em Florianópolis. Objetivo: analisar a conjuntura econômica e política do Brasil e da América Latina. Serão realizados durante todo o dia vários painéis com palestras de Vinicius Lummertz, Glauco José Côrte, Cel. Araújo Gomes, Oscar Ortega (Espanha). Presença dos líderes maçônicos dos Estados e outros países.