nsc
nsc

SENADO 

Na plataforma

Compartilhe

Por Moacir Pereira
11/01/2020 - 06h10
Senador
Jorginho Mello. (Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado / Divulgação)

Escolhido novo líder do Partido Liberal (PL) no Senado, o catarinense Jorginho Mello coloca oxigênio no lançamento da pré-candidatura ao governo do Estado, em 2022. Em 2019, ele foi um dos mais atuantes parlamentares da nova geração.

O partido liderou em termos de aprovação das matérias do governo Bolsonaro, com 99%. Vem agregando novas conquistas. A última é a do deputado Ivan Naatz, que assinará ficha festivamente em fevereiro, assumindo a presidência do PL em Blumenau e a coordenação no Vale do Itajaí.

SPU

Em Brasília, o senador Jorginho Mello acompanha ação impetrada pelo PL no Supremo Tribunal Federal, contra as normas da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) na demarcação de terrenos de marinha.

A ação será relatada pelo ministro Ricardo Lewandowski. A nova demarcação atinge mortalmente milhares de famílias de Florianópolis que adquiriram apartamentos, casas e terrenos escriturados e estão sofrendo ameaças da SPU. A norma da SPU, segundo o PL, afronta a Constituição Federal.

Despedida

Ao transmitir o comando da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada ao general Sidnei Prado, o general Ricardo Miranda Aversa despediu-se do Exército e deixou um singular legado da gestão em Santa Catarina. Fez um trabalho profissional elogiado pela tropa e pelas demais Forças, marcou presença em eventos comunitários e corporativos, abriu as portas da Brigada e executou uma excelente política de comunicação social.

O Exército perde um oficial brilhante que vai para a reserva, mas Florianópolis ganha um qualificado morador para enriquecer a cidadania.

Memory

Duas indicações imperdíveis para janeiro: “Dois Papas” e “Cats”. O primeiro tem uma interpretação espetacular do ator Jonathan Pryce. Em vários diálogos tem-se a impressão de que é o Papa Francisco em pessoa.  

Já “Cats” tem a trilha sonora do musical de autoria do genial compositor inglês Andrew Lloyd Weber. Críticos detonaram o filme, mas ele tem várias mensagens positivas: respeito à velhice e o valor do caráter. “Memory” emociona pela melodia e pela força da mensagem. O musical foi baseado em contos do poeta T. S. Eliot.

Fiesc: 70 anos

O presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, começou a examinar esta semana, com diretores, conselheiros e assessores, a programação especial que vai celebrar os 70 anos de fundação da entidade.

O ministro da Fazenda, Paulo Guedes, já foi convidado para vir este ano ao Estado. O programa prevê, também, as presenças do ministro Tarcísio de Freitas, do presidente do BNDES, Gustavo Montezano, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

CURTAS

> Será no dia 29 de janeiro a posse festiva da nova diretoria do Conselho Regional de Contabilidade, presidido pela contadora Rúbia Magalhães.

> O advogado Rodrigo Assis Horn, irmão do presidente da OAB-SC, Rafael Horn, teve o nome aprovado para fazer o mestrado na Universidade da Califórnia, em Berkeley.

> A engenheira civil Karla Zavaleta assumiu a presidência da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho. Vai cumprir o segundo mandato.

Colunista

Moacir Pereira

Informações da política catarinense e também sobre os meios empresarial e jurídico. Esta coluna deixou de ser atualizada. Conheça todos os colunistas do NSC Total em: https://www.nsctotal.com.br/

siga Moacir Pereira

Colunista

Moacir Pereira

Informações da política catarinense e também sobre os meios empresarial e jurídico. Esta coluna deixou de ser atualizada. Conheça todos os colunistas do NSC Total em: https://www.nsctotal.com.br/

siga Moacir Pereira

Mais colunistas

    Mais colunistas